Metro do Porto tem mais 62 milhões do PRR para expandir rede
Presidente da Metro do Porto já tinha alertado que o custo total da Linha Rubi, em construção entre Casa da Música e Santo Ovídio, ia subir em 50 milhões e ainda podia aumentar mais.
A Metro do Porto tem mais 62 milhões de euros para a expansão da rede, nomeadamente a linha Rubi e o Bus Rapid Transit (BRT) entre a Boavista-Império. A decisão foi tomada esta quarta-feira em Conselho de Ministros.
O Governo “aprovou uma Resolução do Conselho de Ministros que aumenta o valor global do investimento em 62 milhões de euros da Metro do Porto, S. A., no âmbito dos investimentos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), para a expansão da Rede de Metro do Porto nas linhas Casa da Música-Santo Ovídio (Linha Rubi) e BRT Boavista-Império”, lê-se no comunicado.
O presidente da Metro do Porto, Tiago Braga, já tinha alertado, a 16 de abril, que o custo total da Linha Rubi do Metro do Porto, atualmente em construção entre Casa da Música e Santo Ovídio, ia subir em 50 milhões de euros e que o preço ainda podia aumentar. “O projeto global pode-se dizer que vai ficar, neste momento, mais caro 50 milhões de euros. E é preciso ter noção que, num projeto desta magnitude, provavelmente nem vai ser a última necessidade de alteração orçamental”, admitiu Tiago Braga.
O ministro da Presidência, António Leitão Amaro, na conferência de imprensa no final da reunião do Conselho de Ministros, disse que o Governo tinha aprovado um investimento de 52 milhões de euros para o Metro do Porto.
Mas o comunicado refere 62 milhões citando, contudo, mais projetos. Ou seja, além da expansão da linha Rubi, autoriza despesa para a manutenção do sistema de sinalização da mesma e no BRT Boavista-Império – e não a ligação até à Praça da Cidade do Salvador, a Rotunda da Anémona, em Matosinhos, como foi anunciado pela empresa em março de 2022.
O Conselho de Ministros aprovou ainda o reescalonamento da sua execução financeira destes investimentos.
Na reprogramação do PRR, que recebeu luz verde de Bruxelas no passado dia 11 de abril, o Governo manteve a expansão da linha rubi na componente de fundo perdido com a mesma descrição: “Construção de uma nova linha de 6,74 km em via dupla com oito novas estações entre Boavista/Casa da Música, no Porto, e uma nova estação a construir em Santo Ovídio (interface com a linha Amarela), em Vila Nova de Gaia”.
A execução deste investimento já estava prevista para 30 de junho de 2026, o prazo limite permitido no PRR. Há também uma parcela que é financiada via empréstimos, mas o documento de aprovação da reprogramação não tem os valores associados a cada investimento.
Já a conclusão do BRT foi adiada para junho de 2025, de acordo com o mesmo documento.
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