Comissão Europeia lança consulta pública sobre regras de transparência na IA
A Comissão Europeia convida entidades como fornecedores e utilizadores de IA, organizações públicas e privadas, académicos e ainda cidadãos, a partilhar opiniões sobre como aplicar estas obrigações.
A Comissão Europeia anunciou o lançamento de uma consulta pública para definir diretrizes e um Código de Conduta sobre transparência em sistemas de inteligência artificial (IA). O objetivo é apoiar fornecedores e utilizadores de IA generativa na deteção e identificação de conteúdos produzidos ou manipulados por estas tecnologias, garantindo que os cidadãos sabem quando estão a interagir com um sistema de IA.
O Regulamento da Inteligência Artificial (AI Act), em vigor desde 1 de agosto de 2024, estabelece a obrigação de informar sempre que as pessoas estejam expostas a sistemas de reconhecimento de emoções, categorização biométrica ou conteúdos gerados artificialmente. As novas regras de transparência só entram em vigor a partir de 2 de agosto de 2026.
Assim, até 2 de outubro de 2025, a Comissão convida fornecedores e utilizadores de sistemas de IA, organizações públicas e privadas, académicos, representantes da sociedade civil, autoridades de supervisão e cidadãos a partilhar opiniões sobre como aplicar estas obrigações.
Em paralelo, foi aberto um convite à manifestação de interesse, também válido até 2 de outubro, para que as partes interessadas possam participar diretamente na criação do Código de Conduta.
Com esta iniciativa, Bruxelas pretende continuar a reforçar a confiança no desenvolvimento e utilização de inteligência artificial em toda a União Europeia.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Comissão Europeia lança consulta pública sobre regras de transparência na IA
{{ noCommentsLabel }}