OpenAI prepara plataforma de empregos e certificações em IA

A plataforma tem como meta certificar cerca de dez milhões de norte-americanos até 2030, através de parcerias com empresas e instituições nos Estados Unidos.

A OpenAI, criadora do ChatGPT, anunciou duas novas iniciativas destinadas a ampliar as oportunidades de trabalho e de capacitação em inteligência artificial (IA): um marketplace de ofertas de emprego nesta área, incluindo para pequenas empresas, e um sistema de certificações de fluência em IA — respetivamente, OpenAI Jobs Platform e OpenAI Certifications. O objetivo é ligar empresas e trabalhadores num mercado cada vez mais impactado pela tecnologia, além de aumentar a utilização da IA entre milhões de pessoas.

Segundo a empresa, a adoção da IA será, ao mesmo tempo, uma “oportunidade e um desafio”. Embora possa aumentar a eficiência das empresas, abrir novas formas de gerar rendimento e criar profissões inéditas também trará mudanças significativas nos empregos existentes.

Para enfrentar este cenário, a OpenAI afirma estar “comprometida” em democratizar o acesso às suas ferramentas. Atualmente, a maioria dos utilizadores do ChatGPT — centenas de milhões semanalmente — recorrem à versão gratuita. A empresa mantém ainda a OpenAI Academy, uma plataforma de aprendizagem que já ajudou mais de dois milhões de pessoas a dominar ferramentas de IA.

O OpenAI Jobs Platform vai ligar empresas a profissionais capacitados em IA, facilitando tanto contratações tradicionais como trabalhos mais pontuais. A proposta inclui um foco especial em pequenas empresas e em governos locais.

A Texas Association of Business, por exemplo, pretende usar a plataforma para aproximar milhares de empregadores daquele estado norte-americano de profissionais capazes de modernizar os seus negócios, de acordo com a empresa liderada por Sam Altman.

Certificações em IA

Outra frente é o OpenAI Certifications, que oferecerá diferentes níveis de certificação em IA, comprovando desde noções básicas até competências avançadas, como engenharia de prompts (perguntas ou instruções que damos ao modelo de IA para ser gerada uma resposta). Os utilizadores poderão preparar-se diretamente no ChatGPT, utilizando o modo de estudo da plataforma.

A meta é certificar dez milhões de norte-americanos até 2030, em parceria com empresas e instituições como o Walmart, John Deere, Boston Consulting Group, Accenture, Indeed, além de governos estaduais e organizações comunitárias.

“Ao levar a formação em IA diretamente para os nossos associados, estamos a colocar a tecnologia mais poderosa do nosso tempo nas suas mãos — dando-lhes as competências para reescrever as regras e moldar o futuro do retalho”, afirmou John Furner, CEO do Walmart nos EUA, lê-se no comunicado oficial.

As iniciativas foram lançadas em alinhamento com os esforços da Casa Branca para ampliar a literacia em IA nos Estados Unidos. A OpenAI sublinha que o foco será garantir que os programas sirvam tanto trabalhadores como empregadores: “Se quisermos colocar mais poder nas mãos de mais pessoas, e não apenas de alguns privilegiados, precisamos de ajudar todos, a todos os níveis, a aproveitar as oportunidades que vêm com a IA.”

Apesar dos anúncios, a empresa não deu informações sobre quando os dois serviços passarão a estar disponíveis, nem se abrangerão todas as geografias.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

OpenAI prepara plataforma de empregos e certificações em IA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião