Garantia pública para jovens vai ser novamente reforçada. Desta vez com 350 milhões

  • ECO
  • 22 Setembro 2025

Forte procura pela medida que entrou em vigor no início do ano levou o Executivo a reforçar, pela segunda vez, o montante inicial, elevando-o para um total de 1.550 milhões de euros.

O Governo vai reforçar a garantia pública criada para ajudar os jovens na compra de habitação própria permanente com mais 350 milhões de euros, para dar resposta à forte adesão registada desde que a medida entrou em vigor no início deste ano, avança o Jornal de Negócios (acesso pago). Esta facilidade, que tinha sido criada com mil milhões de euros, já recebeu anteriormente um reforço de 200 milhões.

Desde o primeiro momento que o Executivo liderado por Luís Montenegro deixou em aberto a possibilidade de aumentar o valor da garantia. Nove meses volvidos após o seu lançamento, que permite o financiamento de um imóvel a 100% pelo sistema financeiro, é cumprida a promessa, elevando o total de 1.200 para 1.550 milhões de euros.

De acordo com os dados do Banco de Portugal, “no final de julho, estavam utilizados 32,1% (348 milhões de euros) do montante total atribuído pelo Estado para garantia no âmbito deste regime”. Ou seja, considerando todo o sistema, em sete meses foi utilizado quase um terço do montante total inicial, sendo que há instituições financeiras que receberam “fatias” mais reduzidas da garantia que poderão ter esgotado ou estarem perto disso.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Garantia pública para jovens vai ser novamente reforçada. Desta vez com 350 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião