EDP paga 5,95% por obrigações verdes a 60 anos

As novos títulos de dívida da elétrica irão vencer somente em 2083 e o montante angariado servirá para para financiar ou refinanciar o portefólio de projetos “green” da EDP.

A EDP prepara-se para avançar com uma emissão de obrigações verdes no montante de 1.000 milhões de euros com maturidade em 2083.

Para convencer os obrigacionistas a emprestarem-lhe esse montante a 60 anos, a empresa liderada por Miguel Stilwell compromete-se a pagar uma taxa de cupão anual de 5,943%, a que corresponde uma yield de 5,95% “aplicável até à primeira data de reset a ocorrer cinco anos e três meses após a emissão”, lê-se no comunicado enviado esta segunda-feira pela elétrica à CMVM.

A EDP nota que estes títulos de dívida (notes) não são garantidos (unsecured), “são sénior apenas relativamente às ações ordinárias da EDP e subordinados às suas obrigações de dívida sénior.”

As notes serão admitidas à Euronext Dublin e o montante angariado será serão usado “para financiar ou refinanciar, no todo ou em parte, o portefólio de projetos “green” elegíveis do grupo EDP tal como definido no “Green Bond Framework” da EDP, disponível no website da empresa”, refere a empresa.

Durante a manhã desta segunda-feira, a EDP enviou um comunicado à CMVM a convidar aos investidores para que apresentassem ofertas de venda em dinheiro de obrigações com maturidade em abril de 2079, identificadas pelo código “PTEDPKOM00”, que foram emitidas em 2019 com um montante global de mil milhões de euros (como identificado na imagem).

Em simultâneo, a empresa revelava que pretendia emitir nova dívida subordinada, com o intuito de “gerir proativamente” os respetivos “instrumentos híbridos”.

Fonte: EDP

No comunicado enviado durante a manhã, a empresa referia, sobre o convite à apresentação de ofertas de venda em dinheiro, que as mesmas estariam sujeitas “à aceitação por parte da EDP e a certos termos, condições e limites”.

Esta proposta terá ainda outra condicionante: “A aquisição dos instrumentos validamente oferecidos pelos titulares na oferta está sujeita, entre outros fatores, ao sucesso da colocação da emissão das novas green notes subordinadas”, indica a elétrica.

Nesse sentido, “a EDP pretende igualmente emitir uma nova série de instrumentos representativos de dívida subordinada fixed to reset com denominação em euros, sujeito a condições de mercado”.

Evolução das ações da EDP em Lisboa:

(atualizado às 18h25 com novo comunicado ao mercado)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP paga 5,95% por obrigações verdes a 60 anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião