EDP propõe aumentos salariais de 0,6%, sindicatos querem mais

  • Lusa
  • 6 Maio 2020

A EDP apresentou aos sindicatos uma proposta de aumento salarial de 0,6%. Representantes dos trabalhadores esperam que a empresa melhore proposta na próxima reunião negocial, marcada para dia 13.

A EDP apresentou aos sindicatos uma proposta de aumento salarial de 0,6%, que foi considerada insuficiente pelos representantes dos trabalhadores, que esperam que a empresa reconsidere na próxima reunião negocial, marcada para dia 13.

Após um interregno de seis semanas, devido à declaração do estado de emergência, as partes voltaram à negociação, mas ainda por via eletrónica, como recomendam as regras de combate à covid-19.

Joaquim Gervásio, dirigente da Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas, Elétricas, Farmacêutica, Celulose, Papel, Gráfica, Energia e Minas (Fiequimetal), disse à agência Lusa que a empresa subiu a sua proposta de aumento salarial de 0,5% para 0,6%, o que resultará em aumentos entre 6 e 25 euros.

“Os sindicatos reclamaram, disseram que este valor não é nada, sobretudo depois de a empresa ter elogiado, nas últimas semanas, o profissionalismo dos trabalhadores nesta fase de pandemia”, afirmou o sindicalista.

No entanto, a Fiequimetal, umas das estruturas sindicais mais representativas dos trabalhadores da EDP, baixou a sua proposta salarial de 90 euros por trabalhador para 80 euros por trabalhador.

Ficou marcada nova ronda negocial daqui a uma semana e os sindicatos esperam que a EDP melhore a sua proposta.

A EDP tem cerca de 6.000 trabalhadores.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP propõe aumentos salariais de 0,6%, sindicatos querem mais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião