EDP integra task force de 60 empresas mundiais para investir 420 mil milhões em sustentabilidade

  • Lusa
  • 20 Setembro 2021

A task force de CFO, criada no âmbito da conferência UN Global Compact e na qual a EDP é a única empresa portuguesa representada, comprometeu-se a investir cerca de 420.000 milhões em cinco anos.

A EDP anunciou que integra a task force de administradores financeiros (CFO) de 60 empresas mundiais, que se comprometeram com o investimento de 420.000 milhões de euros em desenvolvimento sustentável, no âmbito de uma iniciativa das Nações Unidas.

A task force de CFO, criada no âmbito da conferência UN Global Compact e na qual a EDP é a única empresa portuguesa representada, anunciou esta segunda-feira o compromisso de investir cerca de 420.000 milhões de euros, nos próximos cinco anos, em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

Em declarações à agência Lusa, o CFO da EDP, Rui Teixeira, explicou que se trata de “uma agregação de todos os compromissos que as 60 empresas comunicaram ao mercado como sendo os seus planos estratégicos”.

“Só em 60 empresas já estão identificados estes 420.000 milhões de euros de investimento em projetos que tenham impacto direto em termos de alcançar os ODS”, explicou o administrador.

Adicionalmente, a task force compromete-se ainda a dedicar perto de 50% dos montantes associados a financiamento a políticas sustentáveis, nomeadamente através de emissões de dívida verdes, cujo financiamento só pode ser aplicado em projetos de energia renovável.

“Fizemos a primeira emissão [de dívida verde] em 2018 e até à data já temos cerca de 6.300 milhões de euros em emissões verdes, aliás, fizemos uma faz hoje duas semanas, mais 1,25 mil milhões de euros”, lembrou o responsável.

Rui Teixeira referiu que os compromissos assumidos pelos CFO “são encarados como um ponto de partida para se atingir a completa integração das metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) nas finanças das empresas.

“Nós somos a única empresa portuguesa que integra este grupo [de CFO], e eu creio que esta participação no fundo, a única coisa que faz é só reafirmar o compromisso inequívoco, muito claro que nós temos para com a sustentabilidade, em geral, em particular, obviamente, para a transição energética, dado o nosso negócio”, apontou.

Ao longo dos próximos dias, a conferência global promovida pela ONU reúne chefes de Estado, líderes empresariais, especialistas e representantes das Nações Unidas para debater a emergência climática, as desigualdades sociais e a necessidade de reconstruir um mundo mais justo e equitativo, assente na cooperação internacional.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP integra task force de 60 empresas mundiais para investir 420 mil milhões em sustentabilidade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião