Os rapazes são melhores a Matemática e raparigas a Leitura?
Quem é melhor em Matemática? A escola está parada no tempo? Os alunos são irresponsáveis e mal-agradecidos? Veja aqui as respostas a estas e a outras perguntas.
O Projeto aQeduto resulta de uma parceria entre o Conselho Nacional de Educação e a Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Este projeto visa explicar a variação dos resultados dos alunos portugueses nos testes PISA (estudo internacional desenvolvido pela OCDE, com a participação de cerca de 65 países, que avalia a literacia de jovens de 15 anos, que frequentem pelo menos o 7º ano de escolaridade), entre 2000 e 2012, tendo em conta três eixos fundamentais: os alunos, as escolas e o país.
Os responsáveis do aQeduto fizeram um sem número de perguntas sobre a educação em Portugal e foram às estatísticas procurar respostas. O ECO fez um best of das perguntas & respostas (reproduzidas em baixo) e algumas são surpreendentes.
Os alunos sabem menos?
Não. Entre 2000 e 2012, os alunos portugueses aumentaram os resultados médios a Matemática em cerca de 8% (de 450 pontos para 490 pontos), apesar da recessão económica.
Chumbar é uma segunda oportunidade para aprender?
Não. Esta prática não contribui para que os alunos que chumbam alcancem o mesmo nível de aprendizagem que os colegas que frequentam o 9º ano, mas que nunca chumbaram.
Os pais estão mais escolarizados?
Sim. O nível de escolaridade das mães aumentou, principalmente nos níveis mais baixos. Contudo, o impacto da escolaridade nos resultados é mais evidente quando combinado com o estatuto profissional.
A frequência no pré-escolar tem impacto nas aprendizagens?
Sim. Os alunos que frequentaram o pré-escolar obtêm, em média, um score PISA a Matemática mais elevado e apresentam uma probabilidade mais baixa de chumbar.
A escola está parada no tempo?
Não. A percentagem de escolas que, apesar de inseridas em meios desfavorecidos, consegue resultados médios a Matemática superiores a 500 pontos aumentou de 19% para 34%.
O ambiente escolar está difícil?
Sim e não. Portugal é um dos países onde os alunos reportam maior nível de felicidade e onde o relacionamento com os professores parece ser muito favorável.
Escolas públicas e privadas: servem populações diferentes?
Sim. Portugal é o país onde a escola pública serve uma maior heterogeneidade de classes sociais. Por outro lado, a escola privada é só para alunos de classes sociais elevadas.
Os alunos são irresponsáveis e mal-agradecidos?
Não. A maior parte dos alunos considera que o sucesso depende essencialmente do seu próprio esforço e que os professores os ajudam bastante.
Os rapazes são melhores a Matemática e raparigas a Leitura?
Não é tanto assim. Em geral, os alunos de 15 anos tendem a ter desempenhos muito semelhantes nos três domínios PISA.
Afinal, porque melhoraram os resultados na educação?
Por uma combinação de fatores. Entre 2003 e 2012, Portugal melhorou em 5% os resultados a Matemática, devido a múltiplos contributos, destacando-se o efeito positivo do trabalho das escolas.
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