Obama apela a um “alívio significativo” da dívida grega
O ainda presidente norte-americano, Barack Obama, referiu, antes da visita à Grécia, a importância da permanência do país na Zona Euro.
Barack Obama vai fazer a última viagem oficial como presidente dos EUA à Europa. A Grécia é o destino. Nesta visita de dois dias, Obama vai alertar para a necessidade de um “alívio de dívida significativo” para os gregos.
A Grécia é dos países de que mais se tem falado nos últimos anos, mas não pelos melhores motivos. Barack Obama diz ao jornal grego Kathimerini, citado pelo The Guardian, que a Grécia é o país que enfrenta maiores desafios financeiros. E esses poderiam ser aliviados com um perdão da dívida. “O Fundo Monetário Internacional disse que um alívio na dívida do país é essencial para a estabilidade económica grega e pode inverter o caminho até agora, virando-o para a prosperidade”.
"É por isso que vou continuar a insistir com os credores gregos para que ajam no sentido de assegurar que o país caminha para o crescimento económico, incluindo autorizar um significativo alívio da dívida”
Obama referiu ainda que Atenas precisa de implementar reformas, e que só desta forma pode ser reerguida a economia grega, que perdeu mais de 25% da sua produção desde que o país começou a sofrer os primeiros problemas financeiros, há sete anos.
“É por isso que vou continuar a insistir com os credores gregos para que ajam no sentido de assegurar que o país caminha para o crescimento económico, incluindo autorizar um significativo alívio da dívida”, acrescentou Obama.
Para Alexis Tsipras, primeiro-ministro grego, a ideia de Obama já é a sua prioridade. Nos últimos meses, Tsipras tem trabalhado para que haja, ainda antes do final do ano, um acordo com a Zona Euro para um alívio da dívida do país.
Ainda que este alívio seja possível, a mensagem que Obama possa vir a transmitir no país pode vir a facilitar as conversações nas próximas semanas. “Apoio os esforços feitos no sentido de manter a Grécia na Zona Euro porque eu partilho a visão da grande maioria dos gregos que é a de que este passo é do maior interesse da Grécia”, acrescentou Obama ao jornal grego.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Obama apela a um “alívio significativo” da dívida grega
{{ noCommentsLabel }}