Mário Soares em situação crítica

  • Lusa
  • 13 Dezembro 2016

O antigo Presidente da República, de 92 anos, está internado na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital da Cruz Vermelha em situação crítica e com "prognóstico reservado", informou o hospital.

O antigo Presidente da República Mário Soares, de 92 anos, está internado na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital da Cruz Vermelha em situação crítica e com “prognóstico reservado”, informou o hospital.

Numa declaração aos jornalistas pouco depois das 18:00, o porta-voz do Hospital da Cruz Vermelha, José Barata, afirmou que “Mário Soares mantém o nível dos sinais vitais e o mesmo grau de consciência, sendo o prognóstico reservado”.

O porta-voz da unidade hospitalar confirmou que o antigo Presidente da República está inconsciente e que nas últimas horas “tem estado debaixo de intensa vigilância médica, não se verificando alteração ou agravamento da sua situação clínica”.

Horas antes, o médico e sobrinho de Mário Soares, Eduardo Barroso, disse que o antigo Presidente da República, que deu entrada no Hospital da Cruz Vermelha esta madrugada, “não está consciente”, sublinhando os 92 anos de um homem fragilizado.

“São 92 anos de um homem que já estava fragilizado, que ficou muito mais fragilizado depois da encefalite e ainda mais depois de ter perdido a sua mulher“, disse Eduardo Barroso à saída do Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, onde Mário Soares está em observação desde esta madrugada, ainda sem diagnóstico definitivo.

O sobrinho de Mário Soares adiantou que o antigo Presidente da República “não está consciente” e revelou que o médico que o está a acompanhar lhe disse que “se calhar o iam pôr no quarto” porque “não vai precisar de cuidados intensivos”.

“E vamos ver como é que um senhor de 92 anos vai reagir a esta situação”, disse apenas, acrescentando que “qualquer soprozinho de uma complicação pode ser mais grave”.

Eduardo Barroso adiantou ainda que as TAC (Tomografia Axial Computorizada) às quais Mário Soares foi sujeito deram todas resultado negativo, o que é um “grande alívio”.

“A família está muito preocupada desde há muitos anos, desde o pós-encefalite. O facto de ter perdido a mulher, uma companheira de uma vida, tudo isso tem levado o tio Mário a estar diferente”, admitiu.

O médico recordou o episódio de quando Marcelo Rebelo de Sousa quis ir visitar o antigo Chefe de Estado depois da sua eleição.

“Fui preparar essa visita e a reação dele foi: “Mas quem és?”, mesmo para mim”, relatou, o que dá conta das “alterações do estado de consciência”.

Para Eduardo Barroso “são 92 anos muito vividos, mas com uma grande queda nos últimos tempos“.

O porta-voz do Hospital da Cruz Vermelha disse hoje, às 13:10, que não estava “ainda estabelecido um diagnóstico definitivo” de Mário Soares, que se encontra “com um quadro de agravamento do seu estado geral”.

“O doutor Mário Soares deu entrada esta madrugada no Hospital da Cruz Vermelha com um quadro de agravamento do seu estado geral. Decorrem avaliações da sua situação clínica, não estando ainda estabelecido um diagnóstico definitivo”, declarou aos jornalistas José Barata, porta-voz do Hospital da Cruz Vermelha.

Segundo José Barata, “o Hospital da Cruz Vermelha está a acompanhar com preocupação o evoluir da situação”.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, fez já hoje uma visita a Mário Soares no seu regresso de Nova Iorque, estando também no hospital os filhos Isabel Soares e João Soares.

A última aparição pública de Mário Soares foi precisamente no mesmo Hospital da Cruz Vermelha, a 28 de setembro, quando o Chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, prestou uma homenagem à antiga presidente da Cruz Vermelha Portuguesa Maria de Jesus Barroso, a mulher de Mário Soares.

Notícia atualizada às 18:23

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mário Soares em situação crítica

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião