Multibanco: mais compras, mas menos levantamentos

Na última semana de novembro, os portugueses pagaram mais compras com multibanco, mas fizeram menos levantamentos em relação ao ano passado. No entanto, o montante levantado aumentou.

Os portugueses levantaram fisicamente 1,2 mil milhões de euros na rede multibanco na semana de 28 de novembro a 11 de dezembro, num total de 17,2 milhões de operações. O valor médio de cada levantamento foi de 69 euros. Os dados foram divulgados pela SIBS, que gere os terminais.

A atividade é sazonal. Por exemplo, o período que antecede o Natal costuma ser marcado por um aumento no consumo devido às compras de presentes. Nessa medida, a variação deve ser feita em termos homólogos: houve um decréscimo de 1,4% no número de levantamentos, um aumento de 1,3% no montante levantado e 2,7% no valor médio por cada operação.

Além disso, neste período, foram feitas 39,7 milhões de compras, totalizando 1,5 mil milhões de euros. Em média, o valor de cada pagamento foi de 38 euros. É um aumento de 7,9% no número de compras e de 6,5% no montante, mas um decréscimo no valor médio de cada pagamento.

A SIBS refere que, em comparação com o ano anterior, registou-se “um aumento global” dos “volumes processados na rede” ao nível de levantamentos e de compras: de 4,9% no número de operações e de 4,1% no montante transacionado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Multibanco: mais compras, mas menos levantamentos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião