Governo vai reativar linha de crédito para estudantes do ensino superior
O Governo está a finalizar um acordo para reativar a linha de crédito de apoio a estudantes do ensino superior, alocando 80 milhões de euros para o efeito até 2020. Estado será o fiador.
O Governo está a preparar-se para reativar a linha de crédito para estudantes do ensino superior, avançou o Jornal de Notícias (acesso pago). Segundo o Público (acesso condicionado), há 80 milhões de euros disponíveis para emprestar a estudantes até 2020, que podem usar o dinheiro para financiar cursos. A linha de crédito tinha sido criada em 2007 e já foi usada por 21.500 estudantes, mas tem estado suspensa.
De acordo com o mesmo jornal, o acordo entre o Estado e a Sociedade Portuguesa e Garantia Mútua está prestes a ser finalizado. Além disso, é o Estado que dá garantia aos empréstimos, com a medida já prevista e inscrita no Orçamento para este ano. As regras ainda ainda não estão definidas, mas deverão ser reveladas até ao final deste mês.
Esta linha de crédito, explica o Público, é de aprovação quase imediata e caracteriza-se por ter juros e spreads reduzidos. O facto de o Estado ser fiador permite que não existam garantias patrimoniais por parte dos alunos. A maioria do reforço, indica o JN, é assegurado por fundos comunitários.
Mas o total de crédito por pagar ascende já a 142 milhões de euros, escreve o jornal. São, ainda assim, menos 60 milhões de euros do que há três anos e, como existe um período de carência de um ano após o fim do curso, nem todo esse dinheiro pode ser considerado em dívida.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo vai reativar linha de crédito para estudantes do ensino superior
{{ noCommentsLabel }}