Depois do rally, investidores afastam-se de Trump
As bolsas viveram fortes ganhos desde a eleição de Donald Trump para a Casa Branca, mas com a chegada do dia em que o novo presidente toma posse os investidores estão a afastar-se do risco.
Donald Trump deu um dos melhores desempenhos de sempre aos mercados acionistas no período pós-eleição para a presidência norte-americana. Um rally que contagiou as restantes praças mundiais, mas que parece estar a chegar ao fim. Há cada vez mais investidores a retirarem dinheiro de ativos de risco, como as ações.
As bolsas norte-americanas acumularam uma valorização de praticamente 8% desde as eleições, um registo quase só igualado por Coolidge em 1924 e McKinley em 1900. Uma forte subida à custa das promessas de investimentos avultados, mas que pode estar a chegar ao fim. O Bank of America revela que só na última semana foram retirados 2,5 mil milhões de dólares de fundos de ações norte-americanas.
“Há sinais de tomada de mais-valias após as fortes subidas com Trump”, diz o banco de investimento, citado pela Bloomberg. E isso acontece tanto nos fundos norte-americanos, onde se destacaram os fundos de empresas financeiras que registaram os primeiros resgates em 17 semanas, como nos europeus de onde foram resgatados 700 milhões de dólares, o valor mais elevado em seis semanas.
Ao mesmo tempo, o Bank of America nota que os fundos que investem e matérias-primas, especialmente em metais preciosos, como o ouro, registaram a primeira entrada líquida de capitais em dez semanas. Ou seja, um sinal de que os investidores começam a proteger-se, isto quando trump se prepara para assumir o poder nos EUA.
Tomada de posse negativa
Se Trump patrocinou uma forte valorização dos mercados acionistas neste período prévio à tomada de posse, no dia em que será investido presidente do EUA o multimilionário terá dificuldade em ver os índices no verde.
De acordo com dados compilados pelo Zero Hedge, apenas 33,3% dos presidentes-eleitos foram presentados com ganhos em Wall Street. Em média, diz o site, o resultado da sessão de estreia como presidente foram negativos, registando-se quedas de 0,9%, média, nos índices de referência norte-americanos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Depois do rally, investidores afastam-se de Trump
{{ noCommentsLabel }}