Bolsa regista maior ciclo de ganhos do ano

Foi a melhor sessão de semana para o PSI-20 em 2017. Lisboa regista o maior ciclo de ganhos desde meados de dezembro. Ajudou hoje o trio composto por BCP, Nos e Jerónimo Martins.

A bolsa nacional avançou esta sexta-feira pela quarta sessão seguida, naquele que é o melhor ciclo de ganhos desde meados de dezembro de 2016. Contas feitas, o PSI-20 acumulou uma valorização de cerca de 0,8% esta semana, um desempenho ímpar este ano em Lisboa.

O principal índice português avançou hoje 0,26% para 4.640,85 pontos. Ajudaram nesta performance o BCP (+2,44%), Nos (+1,13%) e Jerónimo Martins (+0,44%). Mas mais cinco cotadas fecharam a última sessão da semana em terreno positivo, com destaque para a EDP, cujas ações avançaram 0,14% para 9,62 euros, depois do jornal espanhol Confidencial ter adiantado que a elétrica já decidiu que sempre vai avançar com a venda da espanhola Naturgas, num negócio avaliado em 2.000 milhões de euros.

Fora do índice de referência, os títulos da Novabase aceleraram 3,41% para 2,73 euros, depois de a tecnológica ter adiantando esta quinta-feira que vai propor a distribuição de um dividendo de 15 cêntimos por ação, cerca de metade dos lucros que obteve em 2016.

No mercado de dívida secundário, os juros da dívida a 10 anos voltaram para valores acima dos 4%, num movimento de correção altista depois do afundanço na sessão de quinta-feira, após as atas do Banco Central Europeu (BCE) terem revelado que os responsáveis de política monetária estão preparados para aliviar as regras do programa de compra de ativos públicos na Zona Euro.

Entre as principais praças europeias, o dia foi de perdas. Madrid e Paris caíram mais de 0,5%. O DAX-30 de Frankfurt registou uma variação nula. Milão caiu 0,42%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsa regista maior ciclo de ganhos do ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião