Licença do pai pode vir a ter mais uma semana
Vai ser pai? Em vez de três semanas de licença de paternidade, vai poder ter quatro semanas com o seu filho. A secretária de Estado da Igualdade anunciou a medida, mas não se sabe quando avança.
O Governo está a preparar o aumento da licença de paternidade obrigatória, após o nascimento de um filho, de três semanas para quatro semanas. O pai poderá assim usufruir de 20 dias úteis ao contrário dos atuais 15 dias úteis. A medida foi anunciada pela secretária de Estado da Igualdade, Catarina Marcelino, esta quinta-feira em Nova Iorque, em declarações à Lusa. A notícia foi avançada esta sexta-feira pelo Jornal de Negócios.
Ainda não se sabe quando é que a medida vai começar a ser implementada. O aumento da licença do pai enquadra-se num pacote de medidas de alargamento dos direitos paternais, que vão ser anunciadas até 1 de maio. Os detalhes ainda não se conhecem, mas esta quinta-feira, em declarações à Lusa, Catarina Marcelino referiu que vai avançar a “proposta do programa de Governo de aumentar a licença de parentalidade exclusiva para os pais numa semana”.
Fonte oficial do gabinete do ministro-adjunto disse ao ECO que “o Governo vai apresentar até 1 de maio as iniciativas legislativas de combate à disparidade salarial e de alargamento dos direitos de parentalidade do pai, em linha com o compromisso assumido no Programa do Governo”.
“As iniciativas serão discutidas com os parceiros sociais na concertação social e inserem-se na Agenda para a Igualdade no Mercado de Trabalho e nas Empresas”, acrescentou a mesma fonte.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Licença do pai pode vir a ter mais uma semana
{{ noCommentsLabel }}