CMVM: João Gião eleito para integrar a supervisão da ESMA
O vogal do Conselho de Administração da CMVM foi eleito para a presidência do Comité de Convergência de Supervisão da ESMA.
A Autoridade Europeia dos Valores Mobiliários e dos Mercados (ESMA) vai contar com mais um nome português. João Gião, vogal do Conselho de Administração da CMVM, foi eleito para a presidência do Supervisory Convergence Standing Committee (Comité de Convergência de Supervisão).
Em comunicado, a CMVM dá nota que a eleição ocorreu hoje em Paris na reunião do Board of Supervisors da ESMA. João Gião sucede assim no cargo a Lourdes Centeno Huerta, da congénere espanhola Comisíon Nacional del Mercado de Valores. O mandato tem a duração de dois anos, sendo extensível para um segundo mandato por igual período.
O Supervisory Convergence Standing Committee é o organismo responsável pela promoção de uma maior convergência de supervisão entre os Estados Membros. Essa missão é concretizada através da identificação de áreas de regulação e de supervisão que possam, no âmbito do mercado de valores mobiliários, ser alvo de uma maior confluência, através da avaliação da efetivação do direito comunitário em cada Estado. “Desenvolve, para o efeito, exercícios de “diagnóstico”, de auto-avaliação e de peer reviews em que a realidade regulatória e de supervisão de cada Estado Membro é comparada a um padrão previamente definido”, explica a CMVM.
“Com a eleição de João Gião para a presidência do Supervisory Convergence Standing Committee da ESMA a CMVM reforça a sua presença internacional, após a eleição da presidente da CMVM, Gabriela Figueiredo Dias, para o Management Board da ESMA e para a vice-presidência do Comité de Corporate Governance da OCDE“, frisa o regulador do mercado acionista português.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
CMVM: João Gião eleito para integrar a supervisão da ESMA
{{ noCommentsLabel }}