Este é o Surface Laptop, o novo portátil da Microsoft

A Microsoft apresentou esta terça-feira um novo conceito de computador portátil próximo dos tablets Surface. Custa mil dólares e estará "brevemente disponível" em Portugal.

O Surface Laptop aproxima a gama Surface do conceito de computador portátil.Microsoft/DR

A Microsoft apresentou esta terça-feira o Surface Laptop, um computador portátil de 13,5 polegadas de ecrã que a empresa garante ter até 14,5 horas de autonomia. O conceito é uma aproximação entre o Surface e um computador portátil normal, ainda que o teclado esteja envolto pelo mesmo material que cobre os teclados do híbrido da marca. Lá fora, vai custar 999 dólares, com as pré-encomendas a abrirem esta quinta-feira. Em Portugal, estará “brevemente disponível”.

Apesar de computador portátil, o Surface Laptop inclui um ecrã tátil que suporta a caneta digital da marca. Foi desenvolvido a pensar nos estudantes, que precisam de um computador e não de um tablet, disse Panos Panay, o carismático chefe de hardware da Microsoft, no evento de lançamento, citado pela Business Insider.

O Surface Laptop será alimentado pelo Windows 10 S, uma recém-apresentada versão do sistema operativo da empresa norte-americana, que inclui melhorias no desempenho e na segurança. No entanto, não permitirá instalar aplicações que não estejam na loja do Windows, o que, segundo o jornal, poderá impedir a instalação de programas tão básicos como o Google Chrome. O sistema faz ainda uma melhor gestão da bateria dos computadores. Estará disponível em quatro cores, com versões com diferentes modelos de processador: um Intel i5 ou um i7, ambos de sétima (e última) geração.

A Business Insider nota que esta aposta da Microsoft surge como alternativa a modelos de outras marcas, como os novos MacBooks da Apple. Ao mesmo tempo, preenche um vazio que existia na gama de aparelhos vendidos pela Microsoft. O preço, mais baixo do que os 1.299 que custa um MacBook Pro, será ainda uma tentativa de aliciar potenciais clientes da marca da maçã.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Este é o Surface Laptop, o novo portátil da Microsoft

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião