Ford reinventa-se com uma mãozinha de 16 universitários
Pensar o papel dos veículos autónomos e eléctricos no futuro da indústria automóvel é um dos pontos do desafio que quer pôr universitários a repensar os automóveis da Ford.
Reinventar um clássico automóvel nunca é tarefa fácil. Especialmente, se esse modelo dominar o mercado e constituir um verdadeiro polo de lucro para a empresa que o fabrica… É esse o caso do F-150 da Ford, líder de vendas nos Estados Unidos, desde 1981, e parte da linha (as carrinhas F-Series) que a companhia norte-americana quer ver re-imaginada por 16 estudantes da College for Creative Studies, em Detroit.
A Ford pede, assim, a estes universitários que repensem radicalmente a próxima geração de carrinhas, para que consiga manter a liderança de um mercado em mudança. O programa “Youthful Truck” procura uma perspetiva fresca sobre um dos tipos de veículos que menos e mais cuidadas mudanças sofreu, nos últimos anos (a maioria dessas alterações tem passado pela melhoria da capacidade das carrinhas).
Craig Metros, diretor do departamento de design exterior do fabricante automóvel, revelou à Wired que o programa pretende recolher visões de pessoas que ainda não internalizaram os desafios e limites da indústria. Metros prevê que os próximos 15 anos serão marcados por alterações mais rápidas do que aquelas registadas nos últimos 30.
A Ford acredita que surgirão novas formas de usar os seus carros e carrinhas que essa evolução estimulará mudanças estéticas. Aos estudantes, é pedido, além disso, que tenham particular atenção ao papel que os veículos autónomos e elétricos terão nesse futuro.
Cada estudante terá de criar um modelo em 3D da carrinha projetada, que será apresentada, em dezembro, à multinacional criada por Henry Ford.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Ford reinventa-se com uma mãozinha de 16 universitários
{{ noCommentsLabel }}