Casos de legionella sobem para 41. Ministério Público reuniu com Direção-Geral de Saúde
O número de casos confirmados de legionella no Hospital São Francisco Xavier subiu para 41, anunciou a Direção-geral da Saúde (DGS), que teve esta manhã uma reunião com o Ministério Público.
O número de casos confirmados de doença dos legionários do surto no Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, subiu para 41, anunciou esta quinta-feira a Direção-Geral da Saúde (DGS), que teve esta manhã uma reunião de trabalho com elementos do Ministério Público, apurou o ECO.
Numa nota divulgada no seu site, a DGS indica que se mantêm internados em cuidados intensivos cinco doentes infetados com legionella. Relativamente ao boletim divulgado na quarta-feira houve mais três casos registados.
O surto de legionella identificado na sexta-feira no Hospital São Francisco Xavier já provou dois mortos.
A maioria dos casos deste surto ocorreu em mulheres (63%) e mais de 70% dos doentes infetados têm 70 ou mais anos.
Segundo a DGS, o primeiro caso de diagnóstico da doença dos legionários foi confirmado a 31 de outubro. Na passada sexta-feira foram confirmados oito casos, 14 no dia seguinte e quatro no domingo. Na segunda-feira foram confirmados sete casos, na terça-feira três casos, quarta-feira quatro casos e hoje até às 12h30 um outro.
Na terça-feira, o ministro da Saúde disse que a origem do foco de legionella em Lisboa foi o hospital São Francisco Xavier, considerando que as primeiras evidências apontavam logo para uma emissão dentro do perímetro da unidade hospitalar.
Questionado a propósito deste surto de legionella, o Primeiro-Ministro António Costa considerou, em declarações à SIC Notícias, como “chocante” a forma como os corpos foram retirados às famílias para serem autopsiados no âmbito da abertura do inquérito por parte do Ministério Público, mas preferiu não se pronunciar relativamente à atuação das autoridades. “Não posso nem devo comentar as decisões das autoridades policiais”, preferiu dizer.
Relativamente à evolução do surto, António Costa relembrou que “a origem do problema está confinada“, que o sistema de saúde “está a responder relativamente às situações já tratadas” e não deu pistas sobre o período de tempo que poderá demorar até haver uma conclusão para o inquérito que está em curso e que depende das autoridades.
(Notícia atualizada às 18h58)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Casos de legionella sobem para 41. Ministério Público reuniu com Direção-Geral de Saúde
{{ noCommentsLabel }}