Fed: Powell defende subida das taxas de juro
O próximo presidente da Fed, Jerome Powell, manifestou-se a favor de um aumento das taxas de juro na maior economia do mundo, embora "não se possa prever o futuro".
No dia em que se espera a oficialização de Jerome Powell como próximo presidente da Reserva Federal dos EUA (Fed), o responsável afirmou, perante o Senado, que prevê um aumento nas taxas de juro. Powell segue desta forma a linha de ação da antecessora, Janet Yellen, passando uma mensagem de estabilidade.
“Esperamos que as taxas de juro aumentem um pouco e que a dimensão do balanço diminua gradualmente“, afirmou Powell, citado pelo Financial Times (conteúdo em inglês/acesso pago). “Contudo, enquanto tentamos que as políticas sejam tão previsíveis quanto possível, não se pode prever o futuro com certezas”, acrescentou.
O sucessor de Yellen mostrou-se a favor de um “progresso continuado em direção a uma recuperação completa” para a economia americana, avança o jornal. Em relação a mudanças, mostrou-se aberto a reduzir as pressões regulatórias no setor financeiro. Comprometeu-se ainda com maiores níveis de transparência.
"Devemos estar preparados para responder decisivamente e com a força apropriada a ameaças novas e inesperadas”
“Devemos estar preparados para responder decisivamente e com a força apropriada a ameaças novas e inesperadas”, acrescentou. Apesar de afirmar que o sistema financeiro está “sem dúvida” mais forte e resiliente em relação há uma década, Powell salientou a necessidade de se continuar a aplicar reformas, que incluem “fortes níveis de capital e liquidez, testes de stress e planos de resolução“.
Powell deverá subir ao cargo de presidente da Fed no início de fevereiro — altura em que Yellen planeia abandonar por completo a instituição.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Fed: Powell defende subida das taxas de juro
{{ noCommentsLabel }}