Desemprego recua para 8,5% em setembro. INE aponta para estabilização em outubro
Dados de setembro apontam para um recuo mensal de 0,3 pontos percentuais na taxa de desemprego. O INE estima que a taxa se mantenha nos 8,5% em outubro.
A taxa de desemprego caiu para 8,5% em setembro, menos 0,3 pontos percentuais comparando com agosto. Os dados divulgados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam assim uma melhoria face à estimativa provisória avançada no mês passado, que apontava para 8,6%. Para outubro, o INE aponta para uma estabilização do valor nos 8,5%.
A taxa de 8,5% iguala a de abril de 2008. De acordo com os dados ajustados de sazonalidade, em setembro existiam 439,8 mil desempregados, menos 2,6% comparando com o mês anterior. Já o número de empregados cresceu 0,1%, para mais de 4,7 milhões.
Taxa de desemprego
Fonte: INE Nota: valores ajustados de sazonalidade; dado provisório para outubro
Para outubro, o INE estima que a taxa estabilize nos 8,5%. Os dados finais só serão confirmados no próximo destaque. Para já, o Instituto aponta para um recuo de 0,7% no número de desempregados, face a setembro, mas também estima uma descida, de 0,1%, na população empregada.
Afinal, desemprego jovem caiu em setembro. Pode aumentar em outubro
Ao contrário do movimento apontado nos dados provisórios, a taxa de desemprego jovem (15 a 24 anos) acabou por cair em setembro, para 24,6% (contra 24,8% em agosto e 1,1 pontos abaixo da estimativa inicial). Mas em outubro, a taxa deverá voltar a crescer, para 25,6%, estima agora o INE. Ao todo, o Instituto contabiliza 92,1 mil desempregados em setembro e 96,5 mil em outubro.
Já o desemprego dos adultos caiu de 7,5% para 7,3% em setembro e deverá ter recuado novamente para 7,1% em outubro.
(notícia atualizada às 11:42 com mais informação)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Desemprego recua para 8,5% em setembro. INE aponta para estabilização em outubro
{{ noCommentsLabel }}