Airbus planeia corte na produção do A380

A Airbus tem intenção de reduzir a produção do A380 de 12 para "seis ou sete" unidades por ano. Decisão ainda não está tomada, mas pode provocar ondas de choque em Portugal.

A Airbus tenciona cortar a produção do modelo A380 para seis ou sete aviões por ano. A intenção foi comunicada por um executivo de topo à Reuters, mas a decisão final ainda não estará tomada. O plano atualmente em vigor prevê uma produção total de 12 modelos em 2017 e oito em 2018. A empresa chegou a produzir três dezenas destes aviões num só ano.

“Acreditamos que podemos produzir seis ou sete destes aviões por ano de uma forma industrial”, disse Fabrice Bregier, diretor executivo de operações da Airbus, em entrevista à Reuters. Declarações que podem colocar em risco o futuro da produção deste avião comercial de dois andares, numa altura em que já existem no mercado alternativas de menor porte e mais eficientes.

O A380 é um avião de grande porte, com quatro motores, que terá um custo unitário a rondar os 440 milhões de dólares. Desconhece-se o impacto que esta decisão poderá ter no grupo francês Lauak, que se está a expandir no mercado português e que conta já com uma fábrica de componentes em Setúbal, preparando-se para instalar duas novas unidades em Grândola e Évora.

A Lauak produz componentes para o A380 APF, de acordo com o site do grupo, informação que o ECO confirmou junto da empresa em Portugal. No entanto, não foi possível obter um comentário oficial a esta notícia até à hora de publicação da mesma.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Airbus planeia corte na produção do A380

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião