Modelo 3 da Tesla falha metas de produção… outra vez
Não está fácil para a norte-americana Tesla. As tão esperadas vendas do elétrico Model 3 continuam a ficar aquém das expectativas, pela segunda vez. Ações da empresa já caíram 17%.
A fabricante de automóveis norte-americana Tesla anunciou, no verão do ano passado, o lançamento do seu elétrico Model 3, sonhado por muitos amantes de carros há alguns tempo. Mas, alguns meses depois, a realidade continua a ficar muito aquém das expectativas, com a empresa a vender menos modelos do que gostaria.
Na altura do anúncio, Elon Musk, presidente executivo da Tesla, afirmava estar confiante de que este seria “o melhor carro neste intervalo de preços”. Preços esses que, em Portugal, rondam os 34 a 38 mil euros (fora os impostos e outras taxas). A produção vai “crescer exponencialmente”, dizia Musk, adiantando que passariam de 100 unidades produzidas em agosto para mais de 1.500 em setembro. O objetivo estava traçado: para 2018, a empresa esperava produzir 500 mil Model 3. No entanto, nem tudo correu como o esperado.
No passado dia 3 de dezembro, a Tesla anunciava que tinha entregue apenas 1.550 veículos durante o quatro trimestre de 2017, um valor muito abaixo do desejado. Inclusive, os analistas da Bloomberg estimavam uma média de 2.917 entregas. Estes números surgem na sequência de um 3º. trimestre de 2017 bastante desapontante, com apenas 222 modelos entreguesº, quando o desejado eram 1.500. Após a divulgação destes números, Wall Street reagiu e os títulos da empresa caíram 1,7% esta quarta-feira.
Em novembro, numa carta enviado aos investidores, Elon Musk culpava os “pontos de estrangulamento” devido ao mau funcionamento do equipamento de montagem do módulo da bateria. Após isto, a empresa reformulou as duas partes do processo de montagem da bateria, acabando por atribuir parte da culpa aos “fornecedores dos sistemas de fabricação”.
Mau para a Tesla, bom para os concorrentes
Mas, esta falha de objetivos acaba por ser um ponto a favor dos concorrentes de veículos elétricos, como a GM. O Chevy’s Bolt foi lançado em 2015, muito antes do Model 3. Na altura, ninguém esperava que a GM tivesse algum tipo de hipótese de bater as vendas do modelo da Tesla mas, o certo é que as vendas superam, com a empresa a reportar mais de 22 mil automóveis entregues desde dezembro de 2016.
Com isto, a Tesla vai produzir apenas cinco mil modelos por semana, até junho deste ano, e 10 mil unidades por semana após isso, mas ainda não se sabe quando.
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