A manhã num minuto

  • Rita Frade
  • 27 Fevereiro 2018

Não sabe o que se passou durante a manhã? Fizemos um vídeo que reúne as notícias mais relevantes, em apenas um minuto.

A agência de notação Moody’s subiu o rating do banco estatal em um nível: passou de B1 para Ba3. Uma melhoria que se deve ao cumprimento das metas do plano de reestruturação. Sobre eventuais alterações à TSU em função do tipo de contrato, o ministro do Trabalho, Vieira da Silva, garantiu esta terça-feira que não deixou cair nenhuma proposta, mas adianta que a “forma concreta ainda está por decidir”.

A Moody’s está mais confiante na Caixa Geral de Depósitos. Subiu o rating em um nível — para Ba3 face a B1. Apesar de a notação continuar em “lixo”, à semelhança do que acontece com a de Portugal, a agência vê com bons olhos o cumprimento das metas do plano de reestruturação, salientando que os fundamentais de crédito do banco liderado por Paulo Macedo estão a melhorar “mais rápido do que previsto”.

O ministro Vieira da Silva garante que “não deixou cair nenhuma proposta” no que toca a eventuais mexidas na TSU para penalizar a contratação a termo. Ainda assim, “a forma concreta ainda está por decidir”, notou. Reagindo à notícia avançada esta terça-feira pelo Jornal de Negócios (acesso pago), o responsável pela pasta do Trabalho e da Segurança Social disse que “as hipóteses estão todas em cima da mesa”.

A Amorim Energia, o maior acionista da Galp, está a ponderar reduzir a posição de 33,34% que detém na maior petrolífera portuguesa, revelam fontes próxima da sociedade citadas pelo El Confidencial (acesso livre/conteúdo em espanhol). Na origem desta decisão estará, segundo o jornal espanhol, o distanciamento entre os acionistas da Galp, isto é a família Amorim, a Sonangol e Isabel dos Santos.

Garantir que Portugal chega a Bruxelas com a posição de força para as negociações das perspetivas financeiras. É esse o objetivo com que o PSD parte para as negociações desta terça-feira com o Executivo. Mas diferente será construir um consenso em torno das prioridades nacionais nas negociações de um Acordo de Parceria.

Consultar saldos, realizar transferências, fazer pagamentos ou abrir contas bancárias. Tudo isto já pode ser feito através das apps dos bancos. O Santander Totta acrescentou há cerca de um ano a essa lista a possibilidade de fazer um crédito. Essa aposta tem ajudado a puxar pelos níveis de concessão de crédito pessoal da instituição financeira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A manhã num minuto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião