Proposta de tarifas do gás natural deverá ser antecipada para final de março
Apesar da antecipação das propostas, em 15 dias, mantém-se a entrada em vigor dos preços em 1 de julho.
A proposta de tarifas de gás natural deverá ser antecipada em 15 dias, para 31 de março, mantendo-se a entrada em vigor dos preços em 1 de julho, de acordo com a revisão do regulamento tarifário.
O novo calendário prevê que a elaboração da proposta de proveitos, tarifas e preços deverá acontecer até 31 de março, a emissão de parecer do conselho tarifário até 30 de abril e a aprovação de tarifas anuais para as famílias que continuam no mercado regulado ocorre até 01 de junho, segundo a revisão do regulamento tarifário e do regulamento de relações comerciais de gás natural.
De acordo com a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), “a antecipação de 15 dias, além de permitir cumprir com a regulamentação comunitária, permite manter inalterado o período de regulação atualmente vigente (de 1 de julho a 30 de junho) permitindo aos destinatários da decisão tarifária maior antecipação e oportunidade de acesso à informação, sem que essa alteração represente um custo injustificado”.
Os documentos estiveram em consulta pública até 2 de março, tendo agora o regulador que reunir os contributos e a alteração ao Regulamento Tarifário entrará em vigor no próximo ano gás 2018-2019, confirmou à lusa fonte oficial do regulador do setor.
"A antecipação de 15 dias, além de permitir cumprir com a regulamentação comunitária, permite manter inalterado o período de regulação atualmente vigente (de 01 de julho a 30 de junho) permitindo aos destinatários da decisão tarifária maior antecipação e oportunidade de acesso à informação, sem que essa alteração represente um custo injustificado.”
As novas tarifas de gás natural em mercado regulado — definidas pela ERSE depois de ouvir o conselho tarifário sobre a sua proposta — entram em vigor em 1 de julho.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Proposta de tarifas do gás natural deverá ser antecipada para final de março
{{ noCommentsLabel }}