Lisboa volta aos ganhos com subida de 3% do BCP

  • Juliana Nogueira Santos
  • 5 Abril 2018

O Norges Bank deixou de ter posição qualificada no BCP, mas as ações avançam mais de 3%. O PSI-20 segue a ganhar, com apenas uma cotada no vermelho.

Depois de duas sessões seguidas a cair, com os temores de uma guerra comercial entre os Estados Unidos e a China a ecoarem por todos os pisos de negociação do mundo, o PSI-20 volta esta quinta-feira aos ganhos, com apenas uma cotada em terreno negativo. Ainda assim, é o BCP que mais se destaca neste início de sessão.

O banco liderado por Nuno Amado anunciou esta quarta-feira aos mercados que o fundo soberano norueguês reduzir a sua participação de 2,02% para 1,68%, deixando assim de ter uma posição qualificada. Ainda assim, esta redução não é suficiente para travar o BCP, que é o título que mais puxa pelo índice nacional, ao avançar 0,76% para 5.413,80 pontos.

A seguir à recuperação do BCP, que já sobe 3,34% para 27,22 cêntimos, destacam-se os desempenhos da Jerónimo Martins, que ganha 1,35% para 14,61 euros, bem como os CTT, que valorizam 0,91% para 3,12 euros.

BCP avança mais de 3% com redução do Norges Bank

A única cotada a iniciar sessão a cair, nesta manhã de quinta-feira, foi a elétrica EDP, no dia em que é escolhido, em Assembleia Geral, o CEO e o Chairman para o próximo mandato, em que tudo indica que António Mexia esteja prestes a fazer o “penta”. A elétrica nacional cai 0,10% para 3,10 euros.

“O BCP está em recuperação técnica após as fortes quedas nas últimas sessões. Há uma notícia de que o fundo soberano Norge Bank passou a deter cerca de 1,68%, mas não será suficiente para ter esse impacto”, apontou à Reuters, o analista Paulo Rosa da Go Bulling. “Será mesmo o sentimento de recuperação dos mercados globais que está a impulsionar as ações do BCP.”

Na Europa, o sentimento também é positivo, com o espanhol IBEX-35 a ganhar 1,31%, o francês CAC 40 a avançar 1,54%, o alemão DAX a valorizar 1,76% e o agregador Stoxx 600 a ganhar 1,55%. Também os preços do petróleo voltam a apresentar trajetória ascendente, avançando cerca de 0,20%.

(Notícia atualizada às 9h40 com a nova cotação do BCP)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa volta aos ganhos com subida de 3% do BCP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião