Órgãos sociais pressionam Bruno de Carvalho a demitir-se
A Mesa da Assembleia-Geral do Sporting demitiu-se em bloco e o presidente quer a demissão de todos os órgãos sociais. O Conselho Fiscal seguiu-se.
A Mesa da Assembleia-Geral do Sporting demitiu-se em bloco, confirmou à Lusa o seu presidente, Jaime Marta Soares. Os cinco membros do Conselho Fiscal também se demitiram, confirmou já o Expresso e a agência Lusa.
À TSF, Marta Soares pediu ainda a demissão de todos os órgãos sociais do clube, afirmando que está a tratar de todas as diligências necessárias para que se avance para uma destituição em massa e avançar assim para eleições.
“Nenhum dos órgãos sociais do Sporting Clube de Portugal tem o direito de se querer manter no exercício das suas funções, pondo e causando graves prejuízos ao Sporting nessa atitude”, afirmou Jaime Marta Soares.
Já o Conselho Fiscal e Disciplinar tomou a mesma decisão e reiterou a mensagem: “Tendo em conta os superiores interesses do Sporting Clube de Portugal, que são e sempre foram a nossa maior preocupação, apelamos a que o presidente e os restantes membros do Conselho Diretivo apresentem a sua renúncia ao cargo de forma a permitir a marcação imediata de eleições”, indicam os cinco membros, em comunicado.
Depois de terem chegado à conclusão que o Conselho “não tem competências estatutárias” para retirar o clube da “situação insustentável em que o mesmo se encontra”, Nuno Silvério Marques e os restantes quatro membros decidiram apresentar a demissão.
Entretanto, de acordo com a RTP 3, o Conselho Diretivo do clube verde e branco decidiu renuir-se de urgência.
Mesa avança com processo disciplinar contra o presidente
Ainda antes de pedirem demissão, os membros da Mesa da Assembleia Geral do clube votaram e aprovaram a moção de uma processo disciplinar contra o presidente Bruno de Carvalho. Como avança a SIC Notícias, o processo tem como objetivo forçar a demissão do presidente. O canal diz ainda que alguns elementos da direção já pediram a sua demissão e que outros vão ainda demitir-se esta quinta-feira.
Na terça-feira, cerca de 50 pessoas, de cara tapada, alegadamente adeptos ‘leoninos’, invadiram a Academia de Alcochete e agrediram vários jogadores e membros da equipa técnica. A GNR deteve 23 suspeitos, apreendeu cinco viaturas ligeiras, vários artigos relacionados com os crimes e recolheu depoimentos de 36 pessoas, entre jogadores, equipa técnica, funcionários e vigilantes ao serviço do clube.
O Ministério Público disse na quarta-feira que os detidos pelas agressões a futebolistas do Sporting são suspeitos de práticas que podem configurar crimes de sequestro, ameaça agravada, ofensa à integridade física qualificada e terrorismo, entre outros.
Treino do Sporting no Jamor cancelado
Entretanto, na tarde desta quinta-feira ficou-se a saber que a equipa do Sporting não vai realizar o treino que estava agendado para sexta-feira no Estádio Nacional, tendo em vista a preparação da final da Taça de Portugal, anunciou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
Numa curta nota, o organismo máximo do futebol português informa apenas “que o Sporting não irá realizar a sessão de treino prevista para o Estádio Nacional, no Jamor”, e relembra que o outro finalista, o Desportivo das Aves, “vai treinar no sábado, às 11:00”.
O Sporting não fez nenhum treino de preparação para a final da Taça, agendada para as 17:15 de domingo, depois da invasão de terça-feira à Academia do clube, em Alcochete, levada a cabo por um grupo de cerca de 50 alegados adeptos encapuzados, que agrediram técnicos e jogadores.
Bas Dost, apesar de “chocado”, “orgulhoso da equipa”
O avançado holandês do Sporting Bas Dost mostrou-se hoje “orgulhoso da equipa”, agradecendo o apoio dos “verdadeiros adeptos” do clube, no seguimento dos incidentes ocorridos terça-feira na Academia de Alcochete.
Apesar de reconhecer que ainda está “chocado” com o ato de violência contra a equipa levado a cabo por cerca de 50 alegados adeptos do clube, Bas Dost mostrou-se “feliz pela reação dos verdadeiros adeptos”.
“Isso significa muito para mim! Além disso, estou orgulhoso da forma como a minha equipa lidou com esta situação difícil. Isso mostra a força do nosso grupo. Estou tão orgulhoso desta equipa. Vamos ultrapassar isto juntos!”, pode ler-se no comunicado publicado na sua página do Facebook, em português e em inglês.
Bas Dost foi um dos vários jogadores agredidos na Academia do Sporting, em Alcochete, na terça-feira, tendo ficado com ferimentos na cabeça e nas pernas.
(Notícia atualizada)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Órgãos sociais pressionam Bruno de Carvalho a demitir-se
{{ noCommentsLabel }}