Vai viajar? Estas são as melhores companhias aéreas… e os melhores aeroportos
A TAP é a única companhia portuguesa neste ranking, assim como os aeroportos Francisco Sá Carneiro e Humberto Delgado.
Para quem está a planear viajar, consultar este ranking poderá ser uma boa opção. Na lista divulgada pela AirHelp sobre as melhores companhias áreas e aeroportos do mundo, a TAP é a única representante portuguesa, assim como os aeroportos de Francisco Sá Carneiro, no Porto, e General Humberto Delgado, em Lisboa. As classificações foram calculadas com base em quatro critérios: qualidade de serviço, pontualidade, tratamento de reclamações e análise online do sentimento do consumidor.
No ranking das companhias áreas, a TAP ocupa a 60.ª posição num total de 72, com uma pontuação final de 6,4 pontos. A transportadora portuguesa arrecadou uma pontuação de 6,9 em pontualidade (numa escala de 1 a 10), 6,3 em qualidade de serviço e 6,1 em tratamento de reclamações, lê-se no comunicado da AirHelp.
No topo desta tabela está a Qatar Airways, com uma pontuação final de 9,1 pontos. A companhia qatari melhorou este ano a pontualidade, de forma bastante significativa, e o tratamento das reclamações. Destrona, assim, a Singapore Airlines, que ocupa este ano a 4.ª posição. Em 2.º lugar está a alemã Lufthansa, à frente da Etihad Airways (Emirados Árabes Unidos, 3.º) e da South African Airways (África do Sul, 5.º).
No sentido inverso, as cinco companhias com as piores classificações são a Air Mauritius (Ilhas Maurícias, 68.º), a Easyjet (Reino Unido, 69.º), a
Pakistan International Airlines (Paquistão, 70.º), a Royal Jordanian Airlines (Jordânia, 71.º) e a WOW Air (Islândia, 72.º).
Melhores aeroportos do mundo
No ranking dos aeroportos, há dois portugueses na lista de 141 classificados: o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, ocupa a 90.ª posição, com uma pontuação final de 7,4 pontos. Por sua vez, o Aeroporto General Humberto Delgado, em Lisboa, surge no 121.º lugar, com 6,8 pontos. A qualidade de serviço é o parâmetro com a pontuação mais elevada do Aeroporto do Porto (8,6), seguindo-se a pontualidade (6,9) e a análise online do sentimento do consumidor (4,2). O Aeroporto de Lisboa obteve 7,4 em qualidade de serviço, 6,6 em pontualidade e 5 em análise online do sentimento do consumidor.
O Aeroporto Internacional de Hamad, no Qatar, destaca-se como o melhor do mundo. Atrás está o Aeroporto Internacional de Atenas (Grécia, 2.º), o Aeroporto Internacional de Tóquio (Japão, 3.º), o Aeroporto Colónia-Bona (Alemanha, 4.º) e o Aeroporto Changi de Singapura (Singapura, 5.º lugar), que liderava o ano passado.
As cinco pontuações mais baixas foram atribuídas ao Aeroporto de Estocolmo-Bromma (Suécia – 137.º), seguido dos aeroportos franceses Paris-Orly (138.º) e Lyon-St Exupery (139.º), do Aeroporto de Londres-Stansted (140.º) e do Aeroporto Internacional do Kuwait (141.º).
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