Portugueses queixam-se mais dos serviços públicos. Reclamações aumentam 40%
Portal da Queixa registou um aumento de 40% nas reclamações dirigidas a serviços públicos entre janeiro e maio. Só a Segurança Social foi alvo de 881 reclamações.
Nos primeiros cinco meses do ano, o Portal da Queixa registou um aumento de 40% nas reclamações dirigidas a serviços públicos. Segurança Social, Serviço Nacional de Saúde (SNS) e Centro Nacional de Pensões são os organismos públicos com maior nível de reclamações em 2018.
Só entre janeiro e maio, foram dirigidas 881 reclamações relativas à Segurança Social, indica informação publicada no site. Já o SNS contou com 273 reclamações, sobretudo relacionadas com falhas no atendimento. Em terceiro lugar surge o Centro Nacional de Pensões, com 264 reclamações. Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), Autoridade Tributária e Aduaneira e Ministério da Educação e Ciência são as entidades que se seguem.
Embora a Câmara Municipal de Oeiras surja em 12º lugar, esta autarquia está em destaque por registar uma subida de 280%, para 38, no número de queixas, comparando com 2017. As 115 queixas relativas ao Instituto dos Registos e Notariado (IRN) representam uma subida de 219% e as 179 reclamações contra o IMT implicam um crescimento de 198%. Ainda assim, o IMT surge como a entidade em destaque no que toca à resolução de reclamações junto dos consumidores, já depois da publicação no Portal da Queixa. Segue-se o Ministério da Educação e da Ciência e o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).
Já entre as entidades que mais responderam aos consumidores estão as Câmaras e Lisboa e de Vila Nova de Gaia, que deram resposta a todas as reclamações.
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