CTT derrapam com maus resultados e arrastam bolsa

A empresa de serviços postais viu os lucros caírem 65% no primeiro semestre e os maus resultados estão a refletir-se em bolsa. A Galp está a ser penalizada pela desvalorização do petróleo.

Os CTT estão a cair quase 2% esta manhã, depois de terem reportado uma quebra de 65% dos lucros. A empresa de serviços postais está a arrastar a bolsa, que abriu esta manhã no vermelho, a prolongar as quedas registadas na última sessão. Lisboa contraria, assim, a tendência positiva registada entre as pares europeias.

O PSI-20 abriu a cair 0,9%, para os 5.614,68 pontos, com nove cotadas em queda, três inalteradas e as restantes em alta.

A penalizar a bolsa estão os CTT, que chegaram a cair perto de 2% no arranque desta sessão. A empresa aliviou ligeiramente as perdas e está agora a recuar 1,73%, para os 2,95 euros por ação. Isto depois de, na terça-feira, ter reportado uma quebra de 65% dos lucros do primeiro semestre, para 6,3 milhões de euros, um resultado que a empresa justificou com as indemnizações pagas aos trabalhadores no âmbito do plano de reestruturação.

Também a Pharol está a contribuir para o desempenho negativo da praça lisboeta, ao desvalorizar 1,52%, para os 22,7 cêntimos por ação.

Já a Galp vai sendo penalizada pela desvalorização dos preços do petróleo e está a cair 0,45%, para os 17,51 euros por ação. O barril de Brent, que serve de referência para a petrolífera nacional, está a perder 0,73% e já negoceia na casa dos 73 dólares, numa altura em que os investidores temem o excesso de oferta, depois de ter sido conhecido que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) aumentou a produção no mês passado.

A evitar maiores quedas está a família EDP, com a casa mãe a subir 1,12%, para os 3,52 euros por ação, e a EDP Renováveis a ganhar 0,23%, para os 8,85 euros.

Destaque ainda para a Corticeira Amorim, que avança 0,71%, para os 11,38 euros por ação, depois de, esta manhã, ter reportado um aumento de 9% dos lucros do primeiro semestre.

No resto da Europa, a tendência é de ganhos ligeiros. O Stoxx 600 está a negociar acima da linha de água e a praça francesa destaca-se com os maiores ganhos, ao valorizar 0,12%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CTT derrapam com maus resultados e arrastam bolsa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião