CDS-PP quer reduzir IRS e alargar ADSE
CDS-PP acusa Governo de "fazer propaganda para certos grupos" com proposta de redução do IRS para emigrantes que queiram regressar e sugere alargamento do alívio fiscal a todos os portugueses.
Depois de António Costa ter anunciado a redução do IRS para os emigrantes que queiram regressar a Portugal, Assunção Cristas defende agora o alargamento desse alívio fiscal a todos os portugueses. A medida será anunciada este sábado, na festa que marcará o recomeço do ano político do CDS-PP, segundo avança o Expresso (acesso pago).
No encontro desta noite, a líder centrista irá propor a redução faseada do IRS para todos os portugueses, numa forte crítica ao Executivo por “andar a fazer propaganda para certos grupos por motivos eleitoralistas”.
António Costa tinha anunciado que o Governo quer reduzir em 50% o IRS para os emigrantes que tenham saído do país durante a crise e queiram agora regressar ao país. Em alternativa, Cristas irá sugerir uma medida a concretizar “no horizonte de uma legislatura”, que deverá abranger todos os portugueses.
Questionada sobre o impacto financeiro dessa proposta, a centrista explica que tal está a ser avaliado pelo gabinete de estudos do partido, mas deixa a nota: “Se há 750 milhões de euros para aumentar funcionários públicos…”
Além desta redução da carga fiscal, Assunção Cristas vai aproveitar a ocasião para propor o alargamento do acesso à ADSE a todos os portugueses que assim o desejem. “Se é um sistema bom, o princípio não deve ser diminuir a sua sustentabilidade, mas que todos devam poder aceder”, defende o CDS-PP, de acordo com o jornal referido.
Essa medida contraria claramente o que tem sido defendido pela esquerda. O Bloco de Esquerda, por exemplo, quer que no Orçamento do Estado para o próximo ano esteja estipulada a redução das contribuições para a ADSE.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
CDS-PP quer reduzir IRS e alargar ADSE
{{ noCommentsLabel }}