Itália preparada para ajustes no Orçamento. Juros aliviam
A imprensa italiana dá conta da possibilidade de o Governo de Itália fazer ajustamentos no Orçamento do próximo ano. Os juros da dívida italiana inverteram e já caem. A bolsa recua menos.
O Governo de Itália poderá dar o dito por não dito e recuar nas metas orçamentais do próximo ano. A hipótese é avançada pelo jornal italiano Il Mensaggero, e deverá aplicar-se no caso de os mercados reagirem negativamente e o spread entre a taxa de juro da dívida a dez anos italiana e a das bunds alemãs dispare. E o mercado já está a reagir. Os juros da dívida italiana aliviam após um arranque de sessão em alta, com o spread entre os juros de Itália e da Alemanha também a encolher.
Na segunda-feira, o Governo italiano disse que manteria os seus planos orçamentais, apesar de reconhecer que o seu orçamento — que prevê um défice orçamental de 2,4% em 2019 — não estava conforme o Pacto de Estabilidade e Crescimento da União Europeia.
Juros da dívida italiana aliviam
Fonte: Reuters
O jornal italiano nada diz se o orçamento alternativo a propor pelo executivo liderado por Giuseppe Conte reduziria o défice para menos de 2,4% do PIB, mas que essa alternativa não implicaria uma saída do euro.
O “plano B” de Itália envolveria a redefinição das medidas para as reformas e do rendimento mínimo para os pobres, dois pontos-chave do orçamento expansionista, segundo apurou o Il Mensaggero sem detalhar as fontes que disponibilizaram essa informação.
Os juros da dívida já reagiram a essa notícia. O arranque de sessão foi marcado pela subida das yields soberanas italianas, perante a expectativa de que a Comissão Europeia possa pela primeira vez, obrigar um Estado-membro a refazer a sua proposta do Orçamento do Estado. Entretanto, perante a notícia de hoje, estas inverteram de rumo beneficiando de um alívio no mercado da dívida.
A taxa de juro da dívida a dois anos cai seis pontos base, para 1,399%, depois de ter estado a subir dez pontos base. No prazo a cinco anos, recua quatro pontos base, para 2,75%.
Já o spread entre os juros da dívida a dez anos italiana e da alemã no mesmo prazo recua dez pontos base após o máximo do dia nos 303,7 pontos.
Também as perdas na bolsa de Milão são menos acentuadas face à queda de quase 1% do início da sessão: recua 0,38%.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Itália preparada para ajustes no Orçamento. Juros aliviam
{{ noCommentsLabel }}