Produção da azeitona para azeite cai 20%
Depois de um máximo histórico de produção de azeitona, vem aí uma campanha que terá um baixo rendimento em azeite. Quanto aos cereais de inverno, a área de cultivo continua a diminuir.
Adivinha-se um ano difícil para a produção de azeite. A campanha da azeitona para azeite deverá cair 20% em relação à anterior, segundo indicam as previsões agrícolas do Instituto Nacional de Estatística (INE). Depois de um máximo histórico de produção, entra-se num ano em que a colheita afunda.
Com o ciclo a arrancar mais tarde e as ondas de calor em agosto a travarem o amadurecimento dos frutos, a maturação da azeitona está atrasada face ao habitual, aponta o INE. A colheita já está terminada, e o rendimento da azeitona em azeite deverá ficar abaixo do alcançado na última campanha, quando se registou um recorde.
Já os cereais de outono inverno, como trigo e cevada, foram semeados “sem contratempos”, mas a área é reduzida. Já há seis anos que tem vindo a diminuir o espaço ocupado por estes cereais, sendo esta campanha a que regista menor área desde a adesão de Portugal à União Europeia. Por outro lado, a aveia deverá manter a produtividade.
O mês de janeiro arrancou com temperaturas mais frias do que o normal, que levaram à formação de geada, e seguiu com metade da precipitação habitual. Com estas condições, a maioria dos trabalhos agrícolas realizaram-se com normalidade, mas a vegetação para pastagem dos animais sofreu, ficando abaixo das necessidades de alimentação.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Produção da azeitona para azeite cai 20%
{{ noCommentsLabel }}