Centeno quer avanços já na proposta de orçamento da Zona Euro
À entrada para uma reunião do Eurogrupo, Mário Centeno disse que terá lugar hoje a “primeira discussão em grande detalhe sobre o instrumento orçamental para a zona do euro", centrada na despesa.
O presidente do Eurogrupo defendeu esta segunda-feira que “é necessário tomar decisões” sobre o futuro orçamento da zona euro para ter “uma proposta fechada em junho”.
À entrada para a reunião do Eurogrupo, em Bruxelas, Mário Centeno disse aos jornalistas que os ministros vão discutir esta tarde – na “primeira reunião em grande detalhe” sobre o assunto — a vertente da despesa do futuro orçamento para a convergência e a competitividade da zona euro, no contexto do orçamento plurianual da UE.
O presidente do Eurogrupo sublinhou que o debate se centra agora “no lado da despesa”, ou seja, nos “instrumentos a utilizar para promover a convergência e competitividade nos países da zona euro, através de empréstimos ou de subsídios a fundo perdido”. “É necessário tomar decisões e começar a construí-las a partir de hoje nesta dimensão para termos uma proposta fechada em junho”.
É necessário tomar decisões e começar a construí-las a partir de hoje nesta dimensão para termos uma proposta fechada em junho.
Os ministros das Finanças vão continuar esta tarde a desbastar caminho com vista a tentar um acordo sobre o instrumento orçamental, na cimeira de junho. Na reunião de hoje do Eurogrupo – em formato inclusivo com todos os países –, o debate vai focar-se nos aspetos relacionados com a despesa para apoiar reformas e investimento, vertente que “está bem encaminhada”, garante uma fonte em Bruxelas.
Para mais tarde, ficará a discussão sobre a governação (provavelmente em abril) e depois sobre o financiamento do orçamento. “Estamos preocupados em ter os instrumentos mais efetivos e desenhados da forma mais eficaz. Depois, o envelope orçamental que existir será afetado a estes instrumentos. É uma questão que não está em cima da mesa. Estará no final do semestre”.
Também na reunião de hoje, a Comissão Europeia vai informar o Eurogrupo sobre as principais conclusões da segunda missão de supervisão reforçada à Grécia. O presidente do Eurogrupo considerou que “os sinais são muito positivos” na agenda de reformas que a Grécia está a implementar sendo necessário completá-la para se passar depois à implementação das medidas previstas de alívio da dívida.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Centeno quer avanços já na proposta de orçamento da Zona Euro
{{ noCommentsLabel }}