Mexer nos juros? Fed vai ser “paciente” nos próximos tempos
A Fed vê a "atenuação de alguns indicadores económicos desde o final do ano passado pode ser sinal de um abrandamento significativo do crescimento da economia".
A Reserva Federal norte-americana (Fed) já não mexe na taxa de juro há algum tempo, e deverá continuar sem o fazer nos próximos meses. Nas minutas da última reunião a autoridade monetária volta a afirmar que vai ser “paciente” perante novos ajustes à taxa, isto numa altura em que vê sinais de abrandamento da economia. E, também, teme o impacto da guerra comercial com a China.
Os membros concordaram que “uma abordagem paciente para determinar ajustes futuros no intervalo de taxa [de referência] provavelmente continuará a ser apropriada durante algum tempo, especialmente num ambiente de crescimento económico moderado e pressões moderadas de inflação, mesmo se as condições económicas e financeiras globais continuassem a melhorar”, pode ler-se nas minutas da reunião divulgadas pela Fed.
Apesar de as condições no mercado laboral continuam fortes e o PIB estarem a avançar a um ritmo “sólido”, “a atenuação de alguns indicadores económicos desde o final do ano passado pode ser sinal de um abrandamento significativo do crescimento da economia“, alerta a Fed, liderada por Jerome Powell.
Para além disso, “políticas de comerciais e desenvolvimentos económicos internacionais podem avançar em direções que têm efeitos negativos significativos sobre o crescimento económico dos EUA”, remata a autoridade monetária norte-americana.
É de salientar que esta reunião aconteceu antes de o agudizar das tensões comerciais com a China. Entretanto, já foram feitos novos anúncios de aumento de tarifas do lado de ambos os países e Trump colocou a Huawei na “lista negra” das exportações, o que foi recebido com receio principalmente no setor tecnológico.
No meio desta guerra comercial, Donald Trump veio criticar a decisão da China de injetar dinheiro no seu sistema financeira e, provavelmente cortar os juros, para compensar os negócios que “estão e que vão continuar a perder” por causa do confronto com os EUA. E rematou: “Se a Reserva Federal alguma vez coincidisse na resposta, seria ‘game over’, nós ganhávamos!”, disse o presidente dos EUA, no Twitter.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Mexer nos juros? Fed vai ser “paciente” nos próximos tempos
{{ noCommentsLabel }}