Fitch dá rating “BBB-” antes da Região Autónoma dos Açores emitir até 223,5 milhões em dívida
O rating está um nível abaixo do atribuído à República. Entretanto, a Bloomberg dá conta que a Região Autónoma quer avançar com uma emissão de obrigações a dez anos.
A Fitch iniciou a cobertura da dívida da região Autónoma dos Açores. Colocou-a em grau de investimento, atribuindo-lhe um rating de longo prazo de “BBB-“, um degrau abaixo ao da República, e com um outlook “estável”. O anúncio surge no mesmo dia em que o Jornal de Negócios, citando uma notícia avançada pela Bloomberg, dá conta que a Região Autónoma dos Açores terá mandatado dois bancos para explorarem o lançamento de uma emissão de de dívida.
O objetivo será angariar até 223,5 milhões de euros em obrigações a dez anos, revelaram fontes próximas, estando a concretização da operação e o preço sujeito às condições de mercado. O Beka Finance e o Credit Agricole CIB serão os bancos envolvidos na operação.
No que respeita à avaliação atribuída pela Fitch, esta reflete “uma combinação da elevada dívida da região em relação à receita operacional, resultando numa avaliação de sustentabilidade da dívida ‘BBB'” e um perfil de risco “intermédio” diz a agência de notação financeira.
A avaliação feita pela agência de notação norte-americana também inclui “uma comparação positiva com os pares internacionais” e o “suporte por parte do governo português (BBB/Positivo)“.
Esta avaliação compara com o rating de “BBB” que atribui a Portugal, mas também com a classificação de “BB” da Região Autónoma da Madeira — ou seja, “lixo” financeiro — cuja dívida começou a ser acompanhada pela DBRS há cerca de um ano.
(Notícia atualizada às 14h41 com a informação sobre uma possível emissão de dívida da Região Autónoma dos Açores)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Fitch dá rating “BBB-” antes da Região Autónoma dos Açores emitir até 223,5 milhões em dívida
{{ noCommentsLabel }}