Lisboa quebra ciclo de perdas. Ganho de 1% do BCP impulsiona
O PSI-20 está a acompanhar a tendência europeia, impulsionado, sobretudo, pelos ganhos do BCP. Tanto o banco como a bolsa portuguesa estavam a desvalorizar há quatro sessões consecutivas.
À quinta sessão, o BCP recuperou e deu ânimo ao PSI-20. O banco liderado por Miguel Maya fechou a sessão desta terça-feira a ganhar 1,12% para 0,272 euros por ação, a corrigir após ter desvalorizado ao longo de quatro sessões. A bolsa de Lisboa encerrou a sessão a valorizar 0,65% para 5.215,03 pontos, com apenas uma das 18 cotadas no vermelho.
Os ganhos estão, sobretudo, assentes no setor bancário, mas também o papel e a energia contribuíram para o sentimento positivo na praça portuguesa. A Altri terminou a sessão com uma valorização de 2,68%, a Navigator somou 2,31% e a Semapa ganhou 0,81%.
Já na energia, a Galp Energia avançou 0,47% para 14,04 euros, enquanto a EDP subiu 0,15%, para 3,375 euros e a EDP Renováveis avança 0,22%, para 9,22 euros. Isto num dia em que a Endesa confirmou ter sido convidada para o processo da venda de ativos da elétrica liderada por António Mexia.
A sessão foi de ganhos não só para Lisboa, mas por toda a Europa, numa altura em que os investidores aguardam a reunião de política monetária do Banco Central Europeu (BCE). Esta quinta-feira, após o encontro, o presidente Mario Draghi deverá anunciar novos estímulos à economia da Zona Euro, que poderá ser um corte nos juros de referência, uma nova ronda de compra de ativos ou uma outra opção que ainda não tenha sido explorada.
Enquanto o Stoxx 600 subiu 1,10%, o alemão DAX valorizou 1,64% e o espanhol IBEX avançou 1,29%. Já no Reino Unido, onde Boris Johnson vence eleições no Partido Conservador e foi eleito primeiro-ministro, a bolsa FTSE 100 subiu 0,56%.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Lisboa quebra ciclo de perdas. Ganho de 1% do BCP impulsiona
{{ noCommentsLabel }}