Economia da Zona Euro cresce “abaixo do potencial” em 2020, diz a S&P
A economia da zona euro vai crescer, em 2020, “abaixo do potencial”, com um aumento do Produto Interno Bruto (PIB) de 1%, indica a agência S&P Global Ratings.
A economia da zona euro vai crescer, em 2020, “abaixo do potencial”, com um aumento do Produto Interno Bruto (PIB) de 1%, indicou esta terça-feira a agência S&P Global Ratings.
“O crescimento económico na zona euro manteve-se nos 0,2% no terceiro trimestre, suportado pela despesa pública e os gastos das famílias, apesar de fraquezas externas persistentes”, adiantou a agência em comunicado.
A economista da S&P Global Ratings Marion Amiot fala de uma performance “pouco brilhante” da indústria, que contribui para arrefecer a procura.
Ainda assim, de acordo com a mesma especialista, citada no comunicado, há sinais de melhorias, com os índices que medem a performance desta área a subirem ligeiramente em novembro e com os investidores mais confiantes na possibilidade de um acordo comercial entre os EUA e a China.
De acordo com a S&P, a economia deverá continuar a “crescer abaixo do potencial”, com um aumento do PIB de 1% em 2020 e 1,2% em 2021, depois de um valor semelhante este ano.
“A procura interna irá continuar a ser o principal pilar do crescimento, enquanto as perspetivas para a procura externa se mantêm baixas, tendo em conta a desaceleração da economia chinesa e o enfraquecimento do crescimento americano”, lê-se no comunicado da agência.
A S&P acredita que, com a queda das margens de lucro e do uso de capacidade, “o investimento vai desacelerar”.
Ainda que a atividade industrial não tenha recuperado, a área dos serviços mantém-se robusta o suficiente “para sustentar mais criação de empregos”, sendo que as baixas taxas de desemprego estão a originar um crescimento dos salários e, por isso, do poder de compra das famílias.
A S&P acredita que, tendo em conta este cenário, o Banco Central Europeu (BCE) vai descer mais as taxas de juro dos depósitos em março e não terá condições de as subir antes de 2022.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Economia da Zona Euro cresce “abaixo do potencial” em 2020, diz a S&P
{{ noCommentsLabel }}