Devolução de IRS a pensionistas travada pelo Fisco
A Autoridade Tributária diz que não será possível alterar declarações relativas a pagamentos feitos em anos anteriores a 2019.
O primeiro Executivo de António Costa aprovou uma lei em que dizia que os pensionistas que foram penalizados no IRS devido aos atrasos das pensões iriam conseguir reaver o dinheiro. Todavia, a Autoridade Tributária não está a validar as correções das declarações de IRS de pensionistas que receberam de uma só vez as pensões em atraso, anunciou o Jornal de Negócios (conteúdo pago).
O problema consiste na forma como o código do IRS está a considerar os rendimentos produzidos em anos passados e que são recebidos apenas de uma vez. Os montantes em atraso entram na soma do rendimento auferido no ano corrente, o que faz com que o contribuinte acabe por ser empurrado para escalões superiores acabando por pagar mais do que se tivesse sido tributado nos anos devidos.
“Não podem ser criados quaisquer impostos retroativos”, sublinha o Ministério das Finanças.
O caso em questão foi denunciado ao Jornal de Negócios por João Malheiro, que recebeu no ano de 2017 cerca de sete mil euros em pensões em atraso relativas a 2016. A Provedoria de Justiça confirmou ao jornal que em apenas dois meses recebeu nove queixas semelhantes.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Devolução de IRS a pensionistas travada pelo Fisco
{{ noCommentsLabel }}