Concertação Social retoma discussão sobre acordo de rendimentos a 28 de janeiro
O Governo volta a rumar à Concertação Social no final do mês (dia 28) para continuar a discussão sobre o acordo de médio prazo sobre competitividade e rendimentos.
O Governo e os parceiros sociais retomam a 28 de janeiro, pelas 15h00, a discussão sobre o acordo de médio prazo sobre competitividade e rendimentos, apurou o ECO. Esta será a terceira reunião sobre esta matéria.
As negociações do acordo sobre competitividades e rendimentos arrancaram a 27 de novembro do ano passado, ocasião em que o Governo defendeu que os salários fixados em negociação coletiva devem crescer acima “daquilo que é a soma da inflação e da produtividade”, tendo indicado aumentos de 2,7% para 2020, 2,9% para 2021 e 2022 e 3,2% em 2023.
Semana e meia depois dessa reunião, o Governo voltou a rumar à Concertação Social, desta vez para discutir as propostas fiscais a incluir no Orçamento do Estado para suportar a subida dos salários em causa. Entre as medidas defendidas pelos patrões, constava o alargamento do teto de matéria coletável até ao qual as pequenas e médias empresas (PME) beneficiam da taxa reduzida de 17% de IRC, o que acabou por estar refletido na proposta orçamental apresentada pelo Executivo no Parlamento.
Além das questões salariais, está em cima da mesa, no âmbito da discussão deste acordo sobre competitividade e rendimentos, a valorização dos jovens qualificados e a formação não só dos trabalhadores, mas também dos gestores. Outra das medidas que tem sido particularmente cara ao Governo é a conciliação da vida pessoal, familiar e profissional.
A propósito, em entrevista ao ECO, o patrão dos patrões, António Saraiva, deixou claro, que não se pode “ter a ambição de colocar tudo neste acordo”. Do lado do Governo, o objetivo é concluir este acordo ainda no primeiro trimestre deste ano, isto é, até ao final de março.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Concertação Social retoma discussão sobre acordo de rendimentos a 28 de janeiro
{{ noCommentsLabel }}