DCIAP investiga nova queixa da ex-eurodeputada Ana Gomes contra Isabel dos Santos
Ana Gomes entregou em novembro uma queixa à Procuradoria-Geral da República que visa operações de Isabel dos Santos. A denúncia da ex-eurodeputada está a ser investigada pelo DCIAP.
A antiga eurodeputada socialista Ana Gomes entregou uma queixa à Procuradoria-Geral da República (PGR) portuguesa que visa as operações financeiras da empresária angolana Isabel dos Santos e que está a ser investigada pelo DCIAP.
A PGR confirmou à Lusa a receção da queixa de Ana Gomes, dizendo que a mesma foi remetida pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP). A notícia foi avançada inicialmente pelo Jornal Económico.
A queixa da antiga eurodeputada, que já tinha dito publicamente que iria apresentar novos elementos à PGR sobre os negócios de Isabel dos Santos, foi também enviada à diretora-geral da Autoridade Tributária (AT). Ana Gomes publicou a carta que enviou à PGR e ao Fisco no seu site onde dá conta das operações que deixam dúvidas e merecem ser investigadas.
Ana Gomes pediu investigações judiciais e tributárias à origem dos fundos com que Isabel dos Santos adquiriu a Efacec e reembolsou ou reembolsa o empréstimo concedido pelo EuroBic a Sindila Dokolo, marido da empresária angolana.
A antiga eurodeputada também pediu que fossem investigadas transferências, que ascenderão a mais de 100 milhões de euros, em nome da Sonangol, para várias sociedades de Isabel dos Santos sediadas no Dubai, envolvendo o banco português de que a angolana é acionista.
Na mesma carta, datada de 12 de novembro, Ana Gomes revelou que o Banco de Portugal abriu uma investigação-relâmpago ao EuroBic no final de outubro. “A gravidade do que lá foi encontrado terá determinado a realização de uma inspeção mais aprofundada, que estará em curso”, adiantou.
Segundo Ana Gomes, Isabel dos Santos e “outros cleptocratas angolanos” utilizam a banca portuguesa para “branquear” fundos desviados de Angola, em prejuízo do povo angolano.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
DCIAP investiga nova queixa da ex-eurodeputada Ana Gomes contra Isabel dos Santos
{{ noCommentsLabel }}