Confiança dos consumidores volta a cair em fevereiro. Clima económico estabiliza
A confiança dos consumidores portugueses caiu pelo 3.º mês consecutivo, com o contributo negativo das expectativas face à "situação económica do país e da realização de compras importantes".
A confiança dos consumidores voltou a cair em fevereiro, pelo terceiro mês consecutivo, enquanto o clima económico estabilizou, depois de aumentar em janeiro, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).
O inquérito de conjuntura do instituto aos consumidores revela que a confiança destes diminuiu nos últimos três meses, interrompendo o perfil ascendente que se registava desde abril.
A evolução do indicador em fevereiro, segundo o INE, resultou do contributo negativo das expectativas quanto à evolução da “situação económica do país e da realização de compras importantes”.
O instituto explica ainda que as opiniões sobre a evolução passada da situação financeira do agregado familiar contribuíram positivamente, enquanto as perspetivas relativas à evolução futura da situação financeira do agregado familiar registaram um contributo nulo.
“Sem a utilização de médias móveis de três meses, o indicador de confiança dos consumidores aumentou no mês de referência, devido sobretudo ao contributo positivo das expectativas relativas à evolução da situação financeira do agregado familiar”, afirma o INE.
O indicador de confiança dos consumidores é elaborado com base nas respostas a quatro perguntas aos agregados familiares, sobre a situação financeira nos últimos 12 meses e nos próximos 12 meses, a situação económica geral do país nos próximos 12 meses, e gastos esperados pelo agregado familiar para os próximos 12 meses com compras importantes, como mobiliário, eletrodomésticos ou computadores.
Também em fevereiro, segundo o INE, diminuíram os indicadores de confiança na indústria transformadora, no comércio e nos serviços, tendo aumentado na construção e obras públicas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Confiança dos consumidores volta a cair em fevereiro. Clima económico estabiliza
{{ noCommentsLabel }}