Linha SNS24 não atendeu 25% das chamadas no pico da crise
Logo após a confirmação dos dois primeiros casos de coronavírus em Portugal, a linha SNS 24 recebeu 13.532 chamadas, sendo que 3.569 pessoas desistiram de esperar pelo atendimento.
A linha SNS 24 atingiu um máximo histórico na segunda-feira logo pós a confirmação dos dois primeiros casos de coronavírus em Portugal. Perante a afluência de chamadas, os enfermeiros não conseguiram dar resposta e atenderam apenas um quarto das chamadas em tempo útil, segundo dados do Portal da Transparência do SNS, avança o Público (acesso condicionado).
Nessa segunda-feira, dia 2, a linha SNS 24 recebeu 13.532 chamadas, sendo que 3569 pessoas desistiram de esperar pelo atendimento. A situação é ainda mais grave na linha que tem por objetivo orientar os médicos de todo o país para validar eventuais casos suspeitos.
A ministra da Saúde reconheceu o problema, e na quarta-feira, no Parlamento anunciou que esta linha de apoio aos médicos “vai ser reforçada”, sendo que já estão a “trabalhar com médicos que se voluntariaram para receber a formação necessária” para desempenhar esta tarefa. Marta Temido defendeu ainda que os médicos que estão nesta linha não podem desempenhar outras atividades.
A Administração Regional e Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS-LVT) pedia, a semana passada, com “urgência” que fosse recrutado mais recursos para a Linha de Apoio ao Médico (LAM) e mais enfermeiros para a SNS 24.
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