Dinheiro do lay-off chegará às empresas no dia 28 de cada mês, revela Marques Mendes
Marques Mendes revelou na SIC este domingo que a transferência da Segurança Social para as empresas no regime de lay-off será feita no dia 28 de cada mês.
É a arma mais poderosa do Governo para ajudar as empresa a pagar os salários nos próximos meses e deverá ser utilizada por um milhão de portugueses.
Os trabalhadores das empresas que adiram a este regime podem suspender os contratos de trabalho ou simplesmente reduzir temporariamente os períodos normais de trabalho, ficando a ganhar dois terços do ordenado original, sendo que 70% do valor será pago pela Segurança Social e 30% pelo empregador.
Mas atenção. O Governo já disse que terá de ser a empresa, num primeiro momento, a adiantar a totalidade da remuneração ao trabalhador, sendo que a Segurança Social fará o reembolso dos 70% mais tarde, num dia fixo do mês.
No seu comentário na SIC, Marques Mendes revelou que o Governo terá decidido fixar o dia 28 de cada mês como o dia para se processar a transferência do dinheiro para as empresas.
“É positivo para as empresas fazerem o planeamento e gerirem a tesouraria”, defendeu Marques Mendes.
Tem acesso a este regime as empresas que estão numa das três seguintes situações de “crise empresarial”:
- encerramento total ou parcial decretado “por decisão das autoridades políticas ou de saúde”;
- paragem total ou parcial da sua atividade resultante da interrupção das cadeias de abastecimento globais ou da suspensão ou cancelamento de encomendas e reservas;
- quebra “acentuada” de, pelo menos, 40% da faturação, no mês anterior ao pedido comparando com a média dos dois meses anteriores a esse pedido ou face ao período homólogo.
O formulário para as empresas se candidatarem a este apoio já está disponível e pode ser encontrado neste link.
(Notícia atualizada às 21h20)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Dinheiro do lay-off chegará às empresas no dia 28 de cada mês, revela Marques Mendes
{{ noCommentsLabel }}