Novabase recua nos dividendos. Cancela pagamento de 27 milhões aos acionistas por causa do Covid-19
A Novabase tinha proposto pagar 26,7 milhões de euros aos acionistas sob a forma de dividendos. Mas cancelou pagamento devido à incerteza provocada pelo coronavírus.
A Novabase tinha proposto pagar 26,7 milhões de euros aos acionistas sob a forma de dividendos. Mas cancelou pagamento devido à incerteza provocada pelo novo coronavírus.
“Devido ao atual contexto de grande incerteza, o conselho de administração deliberou, no dia de hoje, reverter a sua intenção de propor à assembleia geral anual de 2020 a distribuição de aproximadamente 26,7 milhões de euros aos acionistas mediante redução do capital social da Novabase no mesmo montante, conforme oportunamente divulgado ao mercado”, informou a empresa tecnológica em comunicado enviado ao mercado.
Acrescentou que a decisão visa “garantir a resiliência financeira da empresa e a sua competitividade durante e depois da pandemia Covid-19″.
Segundo tinha anunciado a 20 de fevereiro, a Novabase ia pagar um dividendo de 85 cêntimos por ação.
A empresa registou um lucro de 20,4 milhões de euros em 2010. Também decidiu reduzir o capital social em 26,7 milhões de euros e era com este dinheiro que a empresa pretendia remunerar os acionistas.
A Novabase adianta ainda que o “compromisso assumido com os acionistas, no dia 25 de julho de 2019, aquando da divulgação do Update Estratégico Novabase 2019+, de pagamento de 1,5 euros/ação no período 2019-2023, mantém-se, mas fica assim adiado para momento mais oportuno”.
Face ao impacto económico do surto do Covid-19, as autoridades têm recomendado o congelamento dos dividendos para assegurar a solidez financeira das empresas e bancos. Na semana passada, o BCP também anunciou o cancelamento da remuneração aos acionistas.
(Notícia atualizada às 17h08)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Novabase recua nos dividendos. Cancela pagamento de 27 milhões aos acionistas por causa do Covid-19
{{ noCommentsLabel }}