BPI suspende dividendos. Retém 117 milhões que iam para o Caixabank
BPI decidiu suspender o pagamento de dividendos. Banco diz que "quer e pode dar um contributo importante para que a recuperação da economia portuguesa".
O Banco BPI decidiu suspender o pagamento de dividendos correspondentes ao exercício de 2019. Esta decisão, que se segue a uma idêntica tomada recentemente pelo BCP, surge numa altura em que o setor financeiro tem sido aconselhado a reter lucros para enfrentar a crise profunda provocada pelo Covid-19.
“Com esta suspensão, o Banco BPI reforça a sua capacidade para colocar à disposição da economia, das empresas e das famílias portuguesas os recursos necessários para responder aos exigentes desafios que se apresentam”, diz o banco liderado por Pablo Forero que tinha anunciado a entrega de 117 milhões ao Caixabank.
O banco explica que a decisão foi tomada em conjunto com o Caixabank, tendo em conta o impacto do Covid-19 “na economia global, que se espera de curta duração, mas com efeitos severos”.
Apesar da “sólida posição de solvência e liquidez”, o banco optou por reter essa “fatia” dos lucros numa altura em que o BCE recomendou aos bancos avaliarem o não pagamento de dividendos para permitir uma resposta mais musculada à crise. E o BPI diz que está preparado para dar essa resposta, ajudando na recuperação da economia nacional que, segundo o FMI, deverá contrair 8% este ano.
“O Banco BPI quer e pode dar um contributo importante para que a recuperação da economia portuguesa ocorra com a maior celeridade possível, criando as condições para que o crédito chegue onde é necessário, em coordenação com as garantias estatais estabelecidas pelas autoridades”, diz, em comunicado.
(Notícia atualizada às 19h11 com mais informação)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
BPI suspende dividendos. Retém 117 milhões que iam para o Caixabank
{{ noCommentsLabel }}