Antigo acionista chinês da TAP “entre a vida e a morte” devido a alto endividamento
O conglomerado chinês admitiu que a situação atual constitui um "grande teste" para todos os funcionários e que o grupo "está no ponto entre a vida e a morte", devido ao alto nível de endividamento.
O HNA Group, antigo acionista da TAP, admitiu esta quinta-feira estar “entre a vida e a morte”, à medida que se revelam conflitos internos no conglomerado chinês, financeiramente débil devido ao alto nível de endividamento.
Em comunicado, a empresa admitiu que a situação atual constitui um “grande teste” para todos os funcionários e que o grupo “está no ponto entre a vida e a morte”.
A mesma nota, publicada numa das contas do grupo nas redes sociais, inclui críticas ao departamento financeiro pela forma como geriu uma reunião com investidores que culminou com a suspensão das negociações da dívida da HNA.
Sem revelar nomes, o comunicado revela que a HNA fez “duras críticas” ao chefe de finanças e outros executivos envolvidos nas negociações.
O surto do novo coronavírus complicou a situação financeira do grupo, marcado por casos de incumprimento nos últimos dois anos, depois de ter sido forçado a “suspender as operações de aviação civil”, devido à queda no número de passageiros.
Os negócios da HNA incluem a Hainan Airlines, que foi atingida pelas restrições nas viagens aéreas.
Não é claro por que razão a reprimenda foi feita publicamente, mas a declaração do grupo, que até há três anos era o maior comprador de ativos fora da China, sugere atritos entre o novo presidente executivo, Gu Gang, e o departamento financeiro.
Gu, executivo sénior do Governo chinês, ingressou na empresa, em fevereiro passado, para gerir riscos graves de liquidez no grupo.
“O departamento financeiro não acatou os pedidos da empresa para manter uma comunicação serena com os seus investidores, agindo antes apressadamente e sem sinceridade”, lê-se na carta.
“Gu Gang sublinhou que os problemas da HNA se acumularam e que é realmente difícil resolvê-los da noite para o dia”, acrescenta.
Na terça-feira, a HNA pediu desculpas publicamente aos seus investidores, depois de ter anunciado que adiaria por um ano os pagamentos de juros de título de dívida emitido em 2013 e com vencimento em 15 de abril.
No ano passado, a dívida da empresa ascendeu a quase 70 mil milhões de euros, segundo os dados divulgados na apresentação dos seus resultados anuais.
Fundado em 1993, quando a propriedade privada estava ainda a começar no país asiático, como uma pequena companhia aérea regional, o grupo HNA alargou, entretanto, os seus investimentos aos setores transporte, logística e retalho, incluindo posições maioritárias nos grupos Hilton Hotels, Swissport ou Deutsche Bank.
O grupo vendeu vários dos seus ativos, nos últimos dois anos, incluindo a participação que detinha na TAP, através da Atlantic Gateway, num negócio avaliado em 48,6 milhões de euros.
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