Balanço da Fed atinge recorde de 6,42 biliões de dólares
Valor do balanço da Fed é já o equivalente a cerca de 30% da riqueza gerada anualmente pelos EUA antes da crise provocada pela pandemia.
A Reserva Federal dos EUA está a reforçar a compra de ativos no mercado, em plena pandemia. As sucessivas operações levadas a cabo pelo banco central norte-americano levaram a que o balanço alcançasse um novo recorde. São já 6,42 biliões de dólares.
Desde o início de março, altura em que cortou a taxa de juro de referência para perto de zero, a Fed avançou com um programa de compra de ativos sem precedentes, procurando manter o dinheiro disponível no mercado, procurando dar algum conforto tanto a empresas como famílias.
No âmbito dessas operações, o balanço do banco central tem vindo a aumentar progressivamente, tendo crescido em 200 mil milhões de dólares na última semana para alcançar um recorde de 6,42 biliões de dólares, revela a Reuters.
Para dar uma noção da dimensão do balanço da Fed basta dizer que é o equivalente a cerca de 30% da riqueza gerada anualmente pelos EUA antes da crise provocada pela pandemia.
Desde a primeira semana de março, o balanço da Fed disparou, devendo continuar a aumentar à medida que a Fed continua a comprar ativos no mercado, estratégia que está a ser levada a cabo também deste lado do Atlântico.
Por causa da pandemia, o Banco Central Europeu (BCE) avançou com um programa de compra de ativos e 750 mil milhões de euros. Vai comprar essencialmente dívida pública, procurando ajudar os países no financiamento das medidas adotadas para combater o vírus.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Balanço da Fed atinge recorde de 6,42 biliões de dólares
{{ noCommentsLabel }}