Há uma loja no Porto que transforma peças de roupas usadas em novas
Com o objetivo de promover a moda circular, os clientes podem dirigir-se à Araucana, nova loja de "slow fashion" na baixa do Porto e transformar uma peça de roupa velha em algo novo e ecofriendly.
A cidade do Porto tem uma nova marca de moda slow fashion. Chama-se Araucana e nasceu com o propósito de produzir roupa de forma sustentável. Esta loja boutique conta ainda com um estúdio de upcycling que destina-se a dar uma nova vida a peças de roupa que os clientes queiram ver renovadas.
“Com o objetivo de promover a moda circular, as clientes podem dirigir-se à loja com uma peça de roupa própria para recriar”, destaca Ana Andergassen, formada em design de moda e arte contemporânea e responsável pelo atelier de upcycling.
O projeto nasceu pela mão de Alexandra Alves que abandonou o mundo da direção industrial para dedicar-se a um projeto baseado em moda sustentável. Para a fundadora, “a Araucana acredita em ética, no comércio justo e na transparência ao longo da cadeia de valor. Estes pilares, aliados a elevados padrões de qualidade, conduzem inevitavelmente à consciência e ao slow fashion, que invocamos”, destaca.
Baseado na premissa da sustentabilidade, um das missões de Alexandra é “encher o Porto de mulheres bonitas, elegantes e requintadas que sabem vestir com arte, mas com uma forte consciência ética e ambiental”.
Araucana, nome é inspirado num poema de Pablo Neruda
O nome da loja foi inspirado num poema de Pablo Neruda: “Talvez tu não saibas, araucana/ que quando, antes de te amar, me esqueci dos teus beijos/ meu coração ficou recordando tua boca” [in Cien Sonetos de Amor, Pablo Neruda], revelando que “uma mulher verdadeiramente elegante é aquela que prende num segundo olha”.
Para a fundadora, as palavras de Pablo Neruda são “a essência da marca Araucana”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Há uma loja no Porto que transforma peças de roupas usadas em novas
{{ noCommentsLabel }}