Falta de técnicos impediu controlo dos casos em Lisboa
O Expresso revela este sábado que a falta de técnicos na região de Lisboa impediu o controlo eficaz da propagação dos casos de Covid-19 nas últimas semanas.
A Amadora, um dos concelhos mais afetados pela pandemia neste momento, chegou a ter 100 casos positivos sem inquérito epidemiológico por falta de técnicos na equipa de saúde pública local, revela o Expresso deste sábado (acesso pago). Em causa está o trabalho de identificação e isolamento de possíveis contágios que os casos positivos identificados possam ter provocado, o que permite limitar as cadeias de contágio ativas.
No final de maio, quando a situação piorou, as autoridades do concelho fizeram um pedido de ajuda. No entanto, o reforço de meios apenas chegou 15 dias depois, a 15 de junho, passando de quatro a cinco profissionais para fazer rastreio dos contactos para oito a nove profissionais. Segundo o semanário, o reforço foi de enfermeiros, terapeutas e técnicos transferidos internamente de outras áreas dentro do SNS.
“O que acabou por acontecer foi que estas unidades locais tiveram muitas dificuldades em dar resposta em tempo útil e esses reforços deviam ter sido planeados e decididos muito antes“, explica Ricardo Mexia, presidente da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública (ANMSP), ao Expresso. Anteriormente, o responsável do Governo por coordenar o combate à pandemia na região de Lisboa, Duarte Cordeiro, secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, assinalava a importância da “rapidez de resposta”, mas admitia o problema dos recursos: “Tenho plena consciência do cansaço de todos, mas a saúde pública tem de aumentar a intensidade. Se for preciso, serão disponibilizados mais meios”, garantiu.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Falta de técnicos impediu controlo dos casos em Lisboa
{{ noCommentsLabel }}